Terça-feira, 01 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Governo Bolsonaro entrega vídeo de reunião mencionada por Moro ao STF

O ministro Celso de Mello, relator do processo, decretou sigilo ao material recebido, a pedido da Advocacia-Geral da União
Reunião com presidente, ministros e vice, na qual Moro diz ter sido ameaçado Foto: Marcos Correa / PR
Reunião com presidente, ministros e vice, na qual Moro diz ter sido ameaçado Foto: Marcos Correa / PR

 

BRASÍLIA – O governo encaminhou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) o vídeo da reunião em que, segundo o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir indevidamente nas atividades da Polícia Federal. O relator do processo, Celso de Mello, decretou sigilo ao material recebido, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Entenda A cronologia da crise entre Moro e Bolsonaro desde a reunião gravada no Planalto

O material foi encaminhado à Corte pouco depois das 17h. Por volta das 20h, o ministro do STF decretou sigilo sobre o vídeo.

Palavrões, briga entre ministros, troca na PF e Chinao que aconteceu na reunião citada por Moro

A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) repassou o vídeo do encontro para a Advocacia-Geral da União (AGU), que ficou responsável por enviar o vídeo ao Supremo.

Na decisão, Celso de Mello afirmou que o sigilo do material tem “caráter pontual e temporário” e será revogado a depender de como vai julgar os pedidos da AGU. Segundo o governo, na reunião, “foram tratados assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de relações exteriores, entre outros”. Por isso, o vídeo deveria ser resguardado.

O ministro também quer ouvir a opinião do procurador-geral da República, Augusto Aras, antes de decidir definitivamente se o material ficará sob sigilo. Celso de Mello deu a Aras nesta sexta-feira prazo de 24 horas para se manifestar sobre o assunto.

O vídeo foi solicitado por Aras na quarta-feira, para integrar o inquérito aberto no STF para apurar acusações de Moro a Bolsonaro. A reunião ocorreu em 22 de abril no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de outros ministros e de presidentes de bancos públicos.

O vídeo servirá para confirmar, ou não, a afirmação de Moro de que Bolsonaro cobrou, nesse encontro, a substituição do diretor-geral da Polícia Federal e do superintendente da corporação no Rio de Janeiro, além de relatórios de inteligência e informação da Polícia Federal.

Na mesma reunião, segundo Moro, Bosonaro disse que, se não pudesse trocar o superintendente da PF do Rio de Janeiro, demitiria o diretor-geral e o próprio ministro da Justiça. A reunião foi gravada, como de praxe, e também contava com a presença servidores da assessoria do Palácio do Planalto.

Moro prestou depoimento à PF no sábado, para instruir o inquérito. Na ocasião, ele disponibilizou aos investigadores mensagens de seu celular para comprovar suas acusações.

 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputado Jean Mendonça participa da entrega de van adaptada para Associação...

Veículo, adquirido com R$ 323 mil em emenda parlamentar, vai facilitar transporte e ampliar atendimento aos associados   O deputado Jean Mendonça (PL) realizou a entrega de...

EVENTO: 12ª Conferência de Assistência Social acontece de 9 a 10...

Objetivo é avaliar a política de Assistência Social, identificar os principais desafios e propor estratégias Conferência Municipal da Assistência Social de Porto Velho acontece periodicamente A...

Utilização Sustentável de Defensivos Agrícolas é Tema de Seminário em Ariquemes

Evento propõe debate essencial e urgente para amenizar e até evitar impactos ambientais causados pelo uso inadequado de defensivos agrícola Sebrae em Rondônia em parceria...

INFRAESTRUTURA URBANA Ruas Magno Arsolino e Madagascar recebem encascalhamento, no...

Intervenção da Prefeitura de Porto Velho melhora a mobilidade e as condições de tráfego na zona Sul da capital Vias apresentavam muitos buracos e trechos...

Cláudia de Jesus defende fiscalização ambiental com justiça social em Rondônia

Deputada votou a favor de recursos para o combate a crimes ambientais e reforçou a proteção aos agricultores. Durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa...