Objetivo é auxiliar casal a melhorar renda por meio da produção e comercialização do fruto.
Em mais uma ação de incentivo à agricultura familiar, a equipe do deputado estadual Delegado Lucas (PP) visitou, no último dia 11 de julho, a propriedade da dona Vera e do seu Agenor, um casal batalhador que cultiva maracujá em Buritis com dedicação e muito esforço.
A visita foi conduzida pelo consultor Evandro Leite e pelo agrônomo Fauzi Mansur, com o objetivo de dar início a um projeto de agroindústria na propriedade, permitindo que a família possa agregar valor à produção e comercializar seus produtos no setor público e privado.
De acordo com o consultor Evandro Leite, a visita teve o objetivo de conhecer de perto a realidade da propriedade e traçar um caminho seguro para a regularização da agroindústria. “O que queremos é oferecer uma orientação técnica que evite prejuízos no futuro. Como também sou proprietário de agroindústria, conheço bem os desafios e sei como o planejamento é fundamental”, afirmou.
Evandro explicou que o processo envolve diversas etapas. “Primeiro, vamos identificar o local ideal para a instalação do espaço que será vistoriado pelo órgão de fiscalização sanitária, no caso o Ministério da Agricultura (MAPA). Em seguida, será feita a adequação da planta do empreendimento para atender os requisitos legais, além da escolha de marca e registro dos produtos. Com a documentação aprovada e o rótulo registrado, a família poderá vender em todo o Brasil, seja para programas institucionais como o PAA e alimentação escolar, ou para empresas privadas.”
O consultor também reforçou o cronograma da ação. “Já fizemos a visita, agora irei repassar a documentação necessária, agendar a vistoria para análise do local e dar andamento aos trâmites técnicos exigidos. O acompanhamento técnico é essencial para que o projeto seja bem estruturado, evite erros e se torne uma fonte estável de renda para a família”, explicou Evandro.
O deputado Delegado Lucas destacou a importância de apoiar os pequenos produtores, especialmente da agricultura familiar.
“Nosso mandato tem um compromisso real com quem vive da produção no campo. Ajudar famílias como a da dona Vera e do seu Agenor é fortalecer a economia local, melhorar a renda no campo e garantir mais dignidade para quem trabalha com a terra. Nosso papel é criar oportunidades e oferecer os caminhos para que essas pessoas possam crescer com segurança e autonomia”, declarou o parlamentar.