O deputado estadual Jair Montes (Avante) apresentou quatro indicações solicitando ao Governo de Rondônia de um novo concurso público para o quadro geral das polícias : civil, técnica científica (Politec), militar e corpo de bombeiros militar. A justificativa é a carência de profissionais nestas áreas e a necessidade de efetivos para a continuidade do serviço com autonomia. Além disso, a segurança pública também é uma área afetada pelas consequências da crise.
O deputado formalizou no dia 30 de setembro através de publicação através da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) o encaminhamento ao governador.
Segundo o parlamentar, existe um déficit de servidores na POLITEC, e se faz necessário o preenchimento de vagas da polícia técnico científica que tem como objetivo realizar perícia oficial de natureza criminal e identificação técnica. Devem ser preenchidas vagas nos cargos de : perito criminal, agente criminalística e técnico de laboratório .
A Polícia Civil de Rondônia (PC RO) atualmente tem um déficit de mais de 4 mil servidores, o que torna necessário o preenchimento de novas vagas nos cargos de : agente de polícia , delegado, médico legista, auxiliar de necropsia, escrivão.
“Sabe-se que o Estado de Rondônia está com déficit de servidores públicos no âmbito da segurança pública há muito tempo e, a realização destes certames sanaria tal deficiência, também para polícia militar e corpo de bombeiros militar ”, justifica Jair Montes.
Texto: Assessoria
Foto: Marcos Figueira-ALE/RO