Moradores da rua Porto Franco, do residencial Terra Nova, Segundo Distrito de Ji-Paraná, denunciaram na tarde de ontem (21) uma residência abandonada pelos proprietários há mais de dois meses que pode estar com focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. Segundo os residentes, a casa possui piscina e não foi esvaziada.
Um dos moradores próximos da residência abandonada, Leandro Silva chamou a reportagem e explicou que no residencial Terra Nova residem muitas famílias com crianças desde recém-nascidos até adolescentes, pessoas doentes e muitos idosos. “Caso se confirme a nossa suspeita, todos nós estamos correndo grande risco de contrair uma dengue, zica vírus ou até mesmo a chikungunya”, disse temeroso o morador.
O Diário da Amazônia manteve contato na manhã desta quarta-feira (22) com a Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) do município, comunicando a denúncia dos moradores do residencial Terra Nova sob possível foco do mosquito da dengue no interior da residência citada.
Segundo a diretora Ana Maria, todas as denúncias de possível crime de Epidemia (focos do mosquito da dengue) está concentrado na divisão que posteriormente é repassado para cada secretaria de origem.
Ainda de acordo com Ana Maria, no caso de possíveis pontos de criadouro do mosquito, a reclamação é enviada para o Departamento de Edemias da secretaria de Saúde (Semsau) para tomar as providências, entre as quais enviar uma equipe de servidores até o endereço citado, tentar localizar o proprietário ou responsável (em caso do imóvel ser de aluguel) notificá-lo oportunizando prazo para que ele tome as devidas providências quando a limpeza do imóvel.
“Em caso de necessidade, uma equipe da Vigilância também participa das diligências em parceria com outros órgãos que fazem parte do Comitê de Combate à Dengue”, lembrou Ana Maria.
Prisão
Ana Maria ainda alertou todos os proprietários de imóveis, sejam residenciais, comerciais ou de indústrias que o não atendimento às recomendações de combate ao mosquito da dengue, obstrução do trabalho das equipes, pode resultar até mesmo em prisão do proprietário. De acordo com ela, esta possibilidade está inserida em Lei Federal. Para denunciar qualquer tipo de irregularidade, a pessoa pode ligar diretamente para a Central de Recebimento de Denúncias contra o Aedes, pelo número 3422-1456.
Ação contra dengue
Amanhã (24), a prefeitura de Ji-Paraná através do Comitê de Combate ao Mosquito Aedes aegypti realizará uma mega operação na região do bairro Habitar Brasil, situado na avenida Brasil, sentido aeroporto.
Para facilitar o trabalho das equipes moradores do bairro deverão realizar nesta quinta-feira limpeza interna de seus terrenos, colocando todo o material em frente de suas residências. Estarão sendo coletados: lixo, materiais de obras sem utilização e objetivos sem uso.
A ação tem início previsto para as 7h30. Milton Félix, secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), conclamou os moradores do bairro para participar diretamente dessa batalha de combate ao mosquito Aedes aegypti. “No principal aliado, primeiramente, deve ser a comunidade. Sem ela, dificilmente venceremos o mosquito da dengue”.
Fonte: Diário da Amazônia