Sábado, 27 de julho de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 27 de julho de 2024 - Email: [email protected]


Conselho de Segurança da ONU se reúne neste domingo a pedido de Israel

OTAN condena ataques; Rússia pede contenção a todos os envolvidos

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai se reunir neste domingo (14) de forma emergencial a pedido de Israel. Além de membros rotativos, fazem parte do conselho com poder de veto os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, que são aliados de Israel, e a Rússia e a China, que são mais próximas do Irã.

Na noite de sábado, o Irã atacou o território israelense com mísseis e drones, que em grande parte foram interceptados pelas defesas israeleneses

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo o “fim imediato das hostilidades”.

Os líderes do G7, grupo que reúne os aliados Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão vai se reunir por vídeoconferência no início desta tarde. O presidente norte-americano garante que “o apoio à segurança de Israel é de ferro”.

A OTAN, também liderada pelos Estados Unidos, afirmou que “condena a escalada do Irã”, que no sábado realizou um ataque sem precedentes contra Israel, e “pede contenção” para que “o conflito no Oriente Médio não se torne incontrolável”, disse hoje um porta-voz da Aliança Atlântica.

“Condenamos a escalada do Irão durante a noite, apelamos à contenção e monitorizamos de perto os desenvolvimentos. É essencial que o conflito no Médio Oriente não saia do controlo”, afirmou o porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Farah Dakhlallah, num comunicado.

Rússia

Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia apelou à contenção de “todas as partes envolvidas”, após os ataques iranianos de sábado à noite e madrugada de hoje contra Israel.

“Apelamos a todas as partes envolvidas para que tenham contenção e para evitar uma escalada perigosa. Contamos com os Estados da região para encontrar uma solução para os problemas existentes, através de meios políticos e diplomáticos”, acrescentou, num comunicado, o ministério tutelado por Serguei Lavrov.

O Governo russo destaca no entanto que, “de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, o ataque [contra Israel] foi realizado no âmbito do seu direito à autodefesa nos termos do artigo 51 da Carta da ONU, em resposta a ataques contra alvos iranianos no região”, nomeadamente o ataque ao consulado iraniano em Damasco, que Moscou “condenou veementemente”.

Os russos manifestaram também “grande preocupação” com os acontecimentos na região e sublinharam que tinham alertado para o aumento das tensões caso não fosse encontrada uma resolução para “as numerosas crises no Oriente Médio, principalmente na área do conflito israelense-palestino”.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Edição: Vinicius Lisboa



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Nível do rio Madeira continua baixando e Defesa Civil Municipal intensifica...

Prefeitura se prepara para distribuição de água potável no período mais crítico da estiagem Nível do rio Madeira chegou a 2,91 metros na terça-feira (23) Por...

Professores e estudantes de Rondônia embarcam para intercâmbio na Inglaterra

Os participantes, selecionados para participar do programa Intercâmbio Rondônia, integram escolas da Rede Pública Estadual de Ensino  Na madrugada da segunda-feira (22), vinte estudantes e...

União Brasil lança Saulo Siqueira como pré-candidato a prefeito de Cerejeiras...

O deputado estadual Ezequiel Neiva anunciou na noite de ontem (22), a pré-candidatura de Saulo Siqueira a prefeito do município de Cerejeiras. Presidente do...

Seca se agrava e União reconhece Porto Velho e outros 17...

Defesa Civil Nacional publicou portaria reconhecendo a situação de emergência Nesta segunda-feira (22), o nível do rio Madeira está em 2,85 metros Com a seca severa...

SOEP oferece uma variedade de cursos com foco em práticas avançadas e inovações; Confira:

  A SOEP (Sistema de Estudo e Pesquisa) é uma instituição de ensino em Rondônia dedicada à educação e pesquisa na área da saúde odontologica,...























Banner




Pular para a barra de ferramentas