Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Banco de Leite mantém serviços de coleta externa durante a pandemia seguindo cuidados de prevenção à contaminação

Banco de Leite mantém serviços de coleta externa durante a pandemia seguindo cuidados de prevenção à contaminação

Porto Velho, RO Mesmo com a pandemia da Covid-19 em todo o Estado, os serviços do Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, estão acontecendo com a mesma funcionalidade de atendimento pediátrico aos bebês neonatais e nutrizes.

Segundo a coordenadora do BLH, Edilene Macedo Cordeiro, o atendimento em relação às orientações de aleitamento materno continua, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, sem necessidade de agendamento, sendo por demanda espontânea.

“Continuamos com a coleta de leite nos domicílios das doadoras, e não há necessidade delas irem até o Banco de Leite. A coleta é feita pelas próprias nutrizes em suas residências, e a equipe do BLH passa para pegar”, informou.

A mudança na coleta domiciliar é que a coletadora do BLH precisa ir aos domicílios com máscara, touca e luva para evitar contaminação. As luvas são trocadas a cada domicílio e as máscaras também, dentro do tempo correto de uso.

“As doadoras já utilizavam, mesmo antes do coronavírus, máscara e touca para fazer a coleta de leite, e assim evita-se qualquer contaminação do leite humano”, explicou a coordenadora.

Até o final do mês de março foram doados 33 litros de leite, já este mês de abril as doações somaram 30 litros até o último dia 28. “Se considerarmos mais dois dias de doações externas, provavelmente o número chegará à mesma quantidade do mês anterior”.

Já a coleta das mães das crianças que estão internadas na UTI Neonatal do Hospital de Base, caiu em cerca de 60%. Elas são chamadas de doadoras exclusivas, pois coletam leite para o próprio filho, e o alimento não precisa passar pelo processo de pasteurização.

Com os cuidados de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, as mães não estão podendo passar o dia com os filhos internados na UTI Neonatal, o que justifica a queda na coleta interna. A permissão para as mães dos neonatais é que apenas façam a visita diária. “Fora isso, nada mudou. Desde outubro do ano passado, a distribuição é de meio litro a um litro por dia”.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

BEM-ESTAR Saiba como aproveitar atividades físicas no calor amazônico

  Estrutura do Parque da Cidade e dicas de hidratação garantem que população mantenha rotina saudável em Porto Velho       O intenso calor do verão amazônico tem...