A Assembleia Legislativa de Rondônia deu um importante passo nesta tarde com a realização da visita piloto do projeto *Assembleia Cidadã*, uma iniciativa que tem como objetivo abrir as portas da Casa de Leis à população. A proposta busca promover visitas guiadas e institucionais que permitam aos cidadãos — jovens, adultos e estudantes em geral — compreender de forma prática o funcionamento do Poder Legislativo.
Por determinação do *presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano*, o projeto está sendo executado pelo *Gabinete de Relações Institucionais*, que ficou responsável pela coordenação das atividades e pela recepção dos visitantes.
Na edição piloto, cerca de *50 alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)* participaram de uma imersão no universo parlamentar. Foram quase duas horas de programação, entre palestras e visitações, onde os estudantes tiveram acesso a explicações sobre como nasce uma lei, iniciando-se pelo regimento interno da Casa, passando pela tramitação em comissões, pela discussão e votação em plenário, até a sua aprovação ou rejeição e eventual sanção. Todo o percurso foi detalhado de forma a demonstrar a efetividade da atuação dos deputados estaduais e a dinâmica de uma Casa plural, cujas decisões derivam sempre da vontade da maioria.
O *Assembleia Cidadã* nasce, assim, com o propósito de oferecer uma verdadeira formação cidadã, aproximando a sociedade da rotina legislativa e evidenciando a efetividade do trabalho realizado pelos parlamentares.
Essa primeira experiência foi considerada extremamente proveitosa e já sinaliza a expansão do projeto para receber, em breve, mais estudantes, instituições, organizações sociais e cidadãos em geral. A meta é tornar o Legislativo rondoniense cada vez mais acessível, transparente e próximo da população.
Com o *Assembleia Cidadã*, a ALE-RO reafirma seu compromisso de ser um espaço democrático, aberto ao diálogo e ao aprendizado, promovendo cidadania e fortalecendo o vínculo entre o Parlamento e o povo de Rondônia.