Seis projetos escolares foram selecionados para representar a região Cone Sul de Rondônia na Expocitec, em Porto Velho
A terceira edição do Seminário Regional de Tecnologia (III SERTIC) movimentou o início de outubro na região Cone Sul de Rondônia. Realizado em Cerejeiras, o evento reuniu alunos de dez escolas públicas em torno de projetos voltados à inovação e à robótica. A iniciativa contou com o apoio da cooperativa financeira Sicoob Fronteiras.
Ao todo, foram apresentados 11 projetos, divididos nas categorias Práticas Inovadoras e Robótica Maker. Participaram estudantes das escolas Inácio de Castro, Dr. Oswaldo Pianna, São Roque, Marechal Rondon, CEEJA Tancredo de Almeida Neves, Paulo de Assis Ribeiro, José de Anchieta, Chico Mendes, Escola Tancredo de Almeida Neves e Floriano Peixoto.
A avaliação dos trabalhos ficou a cargo de profissionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), vinculados aos Núcleos de Tecnologia Educacional de Cacoal, Vilhena, Pimenta Bueno e Porto Velho. Seis projetos foram premiados e garantiram vaga na Exposição de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional de Rondônia (Expocitec), que será realizada na capital do estado.
Cleidiane Buchinger Poloschi, gerente da agência do Sicoob Fronteiras em Cerejeiras, destacou o envolvimento dos jovens e o papel dos educadores. “É inspirador ver nossos alunos, ainda tão jovens, apresentando projetos de excelência que têm o poder de transformar vidas. Junto a eles, nossos professores caminham lado a lado, orientando, incentivando e construindo conhecimento com dedicação e amor”, afirmou.
A representante da cooperativa também ressaltou o compromisso da instituição com ações voltadas à educação. “Sentimo-nos honrados com o convite e felizes por contribuir com o evento, por meio do patrocínio. O Sicoob Fronteiras tem orgulho de apoiar iniciativas como essa e de estar sempre presente em nossa comunidade. Afinal, cooperar está em nosso DNA”, disse.
O III SERTIC reforça o papel da tecnologia como ferramenta de transformação no ambiente escolar e amplia as oportunidades de protagonismo estudantil na rede pública de ensino.
Com informações de (Giliane Perin p/ Sicoob Fronteiras)