Projeto Produtividade Leiteira no Vale do Jamari levará inovação tecnológica e apoio à agricultura familiar, beneficiando produtores do Vale do Jamari e de Urupá
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Sebrae Rondônia (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizaram, nesta segunda-feira (29), a assinatura de um convênio.
A parceria foi formalizada pelo Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, Pedro Alves Correa Neto, e pelos diretores do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio (superintendente) e Edson da Silva Lemos (administrativo-financeiro).
O acordo conta com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Thiago Flores e está registrado no sistema Transferegov.br, cumprindo rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e demais normas legais. José Alberto Anísio, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, destacou a relevância da ação:
“Essa parceria com o MAPA, viabilizada por meio da emenda parlamentar do deputado Thiago Flores, a quem agradecemos o apoio, representa um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Vale do Jamari. Estamos falando de mais competitividade, qualidade e oportunidades para os pequenos produtores. Esse é o verdadeiro sentido de política pública: gerar impacto positivo na ponta. Todos nós saímos ganhando com essa iniciativa.”
Foco no desenvolvimento da cadeia do leite
O convênio vai beneficiar diretamente os produtores da cadeia produtiva do leite assistidos por assistência técnica continuada nos municípios de Machadinho d’Oeste, Monte Negro, Vale do Anari e Urupá, uma das regiões de maior relevância para a produção leiteira de Rondônia.
Com o apoio de instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a iniciativa visa selecionar os produtores aptos para recepcionar os serviços tecnológicos implementar tecnologias para a melhoria genética do rebanho, fortalecendo a gestão, o manejo e a sustentabilidade das propriedades rurais atendidas.
Segundo o plano de trabalho, os investimentos devem refletir em ganhos de produtividade, qualidade da produção e, principalmente, no aumento da renda e da qualidade de vida dos produtores familiares.
Os resultados esperados para este convênio envolvem tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Do ponto de vista qualitativo, a iniciativa busca elevar o padrão genético do rebanho leiteiro, permitindo que os produtores superem a atual média de produtividade, hoje em torno de 5,6 litros por vaca ao dia.
Já no aspecto quantitativo, a meta é beneficiar 110 propriedades da agricultura familiar, que passarão a contar com animais de alto padrão genético, fortalecendo a cadeia produtiva do leite em Rondônia.
O Sebrae em Rondônia tem papel central na execução da proposta, articulando parceiros e promovendo o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva. A instituição também é responsável por apoiar os produtores no acesso à tecnologia, inovação e capacitação, criando condições para que a atividade leiteira da região se torne mais competitiva e sustentável.
Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site
www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em
sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).