O deputado estadual Ribeiro do Sinpol, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, destacou a sensibilidade do governador Coronel Marcos Rocha ao sancionar a Lei nº 5.360/2022, que amplia para 35 anos a idade máxima de ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.
A alteração representa um avanço nas oportunidades para homens e mulheres que desejam ingressar nas forças de segurança, mas que, até então, se viam limitados pela faixa etária inferior prevista em legislações anteriores. Com a lei, candidatos entre 18 e 35 anos passam a ter o direito de disputar os concursos públicos para a carreira militar no Estado.
Ribeiro ressaltou que pautas relacionadas às forças de segurança fazem parte do seu mandato e o ingresso de novos homens e mulheres nas forças de segurança representam o compromisso firmado do governo.
“Trabalhar para oportunizar que esses cidadãos que desejam contribuir com a segurança pública é uma bandeira do nosso governador Marcos Rocha. Essa mudança é uma conquista que valoriza a experiência e amplia o acesso à carreira militar”, afirmou.
O parlamentar fez questão de enaltecer a parceria com o Executivo e agradecer ao governador pela decisão:
“Registro meu agradecimento ao governador Coronel Marcos Rocha, que compreendeu a importância dessa alteração. Sua atuação demonstra respeito com aqueles que sonham em vestir a farda e servir a Rondônia”, destacou.
A lei também revogou dispositivos anteriores que restringiam a idade máxima e já está em vigor, garantindo maior inclusão nos próximos certames da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Ribeiro relembrou que desde o início do mandato tem destacado a valorização das forças de segurança, como o histórico realinhamento salarial, fruto de um trabalho gigantesco com todos os profissionais da segurança.
“O realinhamento salarial foi um dos grandes sonhos que destaco do meu mandato a todos. É algo histórico, do qual agradeço o governador coronel Marcos Rocha mais uma vez pela luta que ficará registrada na memória da categoria, principalmente a minha saudosa Polícia Civil”, finalizou.
Texto: Anderson Nascimento | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar