Plenário é um podcast feito em Porto Velho e exibido todo sábado, 9h, no Youtube do Rondoniaovivo e Voz da Terra.
Vereador Thiago Tezzari no Plenário. (Foto: Divulgação)
O sexto episódio do podcast Plenário, conduzido pela jornalista Josi Gonçalves, recebeu o vereador de Porto Velho Thiago Tezzari, que falou sobre sua trajetória, os desafios do mandato e a relação com a gestão pública.
Durante o bate-papo, Tezzari relembrou sua passagem pela presidência da Emdur, quando coordenou a troca de 20 mil lâmpadas amarelas por 100 mil de vapor metálico. Segundo ele, a mudança não foi apenas técnica, mas simbólica.
“A cidade mudou de cor. Não é qualquer pessoa que pode falar que trocou a cor de uma cidade. E isso nos dá muito orgulho.”
Thiago Tezzari e Josi Gonçalves no podcast Plenário. (Foto: Divulgação)
O vereador também comentou a expansão da iluminação pública para áreas rurais.
“Fomos a primeira capital do norte do Brasil a ter iluminação na zona rural. A gente levou a mesma qualidade de serviço e de equipamentos pros distritos, que antes eram atendidos com refugo, com o que sobrava de Porto Velho.”
Ao longo da entrevista, Tezzari avalia a diferença entre o Executivo e o Legislativo. Disse que a transição exigiu tempo de adaptação.
“Durante 20 anos, fui a pessoa que executava, a pessoa que tinha caneta, que mandava cavar, que fazia a política pública na ponta. Agora você é alguém que cobra, que orienta, que fiscaliza. Eu confesso pra você que demorei alguns meses pra entender.”
Ele também mencionou a expectativa gerada com sua eleição:
“As pessoas chegam e falam: ‘Você ainda tá só dentro da expectativa’. Eu falei: ‘Mas eu tô indo mal?’ ‘Não, é porque a expectativa era alta, porque você revolucionou por onde você passou. A gente espera o mesmo aqui na Câmara.”
O episódio aborda ainda temas como saneamento, resíduos sólidos, atuação junto a servidores municipais e a situação do Mercado Central.
“Meu compromisso é continuar sendo a mesma pessoa que eu sou. Todo cargo que eu assumo, eu lacro. Eu fecho com alvenaria aquela porta de fuga que as autoridades fogem. […] Eu compreendo que a gente tem que entrar e sair pelo mesmo lugar.”
Sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, Tezzari respondeu:
“Eu acho que se a gente compreender que o mandato de vereador, a gente já enfrentou os desafios, pode ser um caminho. Mas não é o que nos toma agora. O que nos toma agora é dar orgulho à população que acreditou na gente.”
O episódio completo está disponível no rondoniaovivo.com e nas redes sociais e plataformas digitais do vozdaterra.com
Siga @vozdaterra e @josigonçalves para mais conteúdos.