Terça-feira, 12 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Costa Filho critica mistura de agenda política e econômica pelos EUA
Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 09/08/2025 – 18:00
Brasília
Brasília (DF) 25/04/2024 -  Em reunião com representantes da GOL, Latam,  Azul Linhas Aéreas e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) nesta quinta-feira, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) definiram ações para aperfeiçoar os procedimentos relacionados ao transporte aéreo de animais:
Foto: Ministro Silvio Costa Filho/ X
© Ministro Silvio Costa Filho/ X

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como “contraproducente” a mistura de agendas políticas e econômicas nas relações dos Estados Unidos com o Brasil.

Em evento no Recife, ele disse que a forma como os Estados Unidos utilizam o tarifaço trará consequências ruins em termos de emprego, mas que o Brasil já está se mobilizando para amenizar esses efeitos, acessando novos mercados e destinos para seus produtos.

Costa Filho participou, neste sábado (9), do seminário Esfera Infra. Ele dividiu a mesa com os ministros das Cidades, Jader Filho; e da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho.

“Infelizmente, a decisão [dos EUA] foi misturada com a agenda de anistia, de interesse daqueles setores bolsonaristas mais radicais. Defender isso é contraproducente com o Brasil porque emprego não é de direita nem de esquerda. Emprego é do povo brasileiro. Estamos prejudicando milhares de empresas por conta dessa taxação”, disse o ministro de Portos e Aeroportos.

Mercados alternativos

De acordo com o ministro, em pouco menos de 8 meses de governo Donald Trump, os EUA estão sendo “levados à recessão, aumento do desemprego e aumento da inflação, prejudicando a economia mundial”.

Ele disse, no entanto, que, por outro lado, a taxação dos Estados Unidos contra produtos brasileiros acabou por reforçar a estratégia brasileira de buscar mercados alternativos.

“Em pouco menos de dois anos e meio, o governo Lula abriu mais de 390 novos mercados. Eu olho essa decisão dos EUA como um momento de reflexão. Não gostaríamos que tivesse acontecido, mas já que aconteceu, o próprio setor produtivo vai acelerar o que já estava acontecendo ao abrir novos mercados com a Ásia, Europa e outros países”, disse Costa Filho.

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse esperar que surjam questionamentos internos no cenário norte-americano, de forma a rever as políticas externas implementadas por aquele país.

“Tenho a impressão de que as grandes cabeças dos Estados Unidos pressionarão para que essa bola baixe, e que acabe essa loucura que está estabelecida na política internacional norte-americana”, disse Jader Filho.

Também presente no evento, o ministro da CGU, Vinícuis de Carvalho, chamou a atenção para o fato de o governo Trump ter suspendido algumas legislações norte-americanas que previam punição a empresas americanas que corrompessem servidores públicos de outros países.

O Brasil, segundo ele, tem, desde o fim da ditadura militar, avançado na construção de instituições voltadas à cooperação internacional e à governança multilateral de agendas.

“Isso aconteceu em diversas áreas, e também na de combate e enfrentamento à corrupção, que se dá em cima de três pilares, a transparência, supervisão e sancionamento. Tudo isso em um contexto de criação de capacidades estatais e no contexto de participação da sociedade civil”, disse.

Relacionadas
Brasília (DF), 01/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da entrega simultânea de 1.876 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Casa, em cerimônia virtual no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump
Brasília (DF), 06/08/2025 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa da abertura do 4º Fórum Saúde
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço
Brasília (DF), 08/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula e primeiro-ministro indiano conversam sobre tarifaço dos EUA


Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Governo de RO entrega praça revitalizada em Vista Alegre do Abunã,...

Mais lazer para o distrito de Vista Alegre do Abunã com a entrega da praça revitalizada   O governo de Rondônia entrega nesta terça-feira (12), praça revitalizada...

Pedro Fernandes participa da entrega de duas pontes na Linha C-35...

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e fortalecimento da produção rural. No sábado, 9 de agosto, a zona rural de...

Método Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do...

Método Canguru promove a aproximação entre família e bebê através do contato pele a pele O calor do colo da mamãe e do papai, o aconchego...

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas Mudança ocorre em razão do elevado número de inscritos,...

EFICIÊNCIA PÚBLICA: Rondônia lidera ranking nacional de desempenho na gestão de transferências federais

  Rondônia se consolida como referência nacional em gestão eficiente de recursos públicos federais   Com o objetivo de promover uma gestão pública mais eficiente e segura,...



























Pular para a barra de ferramentas