Sábado, 02 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Marcela Bonfim lança clipe gravado no Forte Príncipe da Beira em homenagem à resistência negra na Amazônia

Gravado dentro do quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), a cantora e fotógrafa Marcela Bonfim lança o clipe “Tereza”, single que integra seu primeiro EP, Amazônia Negra, com lançamento previsto para novembro, por meio do patrocínio da Natura Musical. O local escolhido carrega marcas da colonização e da luta por liberdade, sendo também um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Rondônia. Trata-se de um território histórico que abriga uma comunidade quilombola, cuja vivência inspirou a atmosfera musical do projeto.

O Quilombo do Forte Príncipe da Beira foi essencial na criação da obra, marcada por uma fusão de samba e soul, com o objetivo de traduzir força, ancestralidade e memória. O videoclipe tem direção criativa da própria artista e conta com a interpretação de Agrael de Jesus.

A música convida o público a uma viagem sensível pelo tempo e pelo território, com voz firme e arranjos marcantes. A composição homenageia Tereza de Benguela, figura histórica que liderou o Quilombo do Quariterê no século XVIII, na região do Vale do Guaporé, fronteira entre Brasil e Bolívia. Tereza é reconhecida como um poderoso símbolo de resistência contra o racismo e o patriarcado, especialmente para as mulheres negras. Sua trajetória à frente de uma comunidade autônoma formada por negros e indígenas inspira o trabalho de Marcela.

Marcela Bonfim desenvolve há anos o projeto (Re)conhecendo a Amazônia Negra, que retrata a vivência da população negra na região e resgata sua presença histórica.

O trabalho evidencia o deslocamento forçado de africanos para o Vale do Guaporé no século XVIII, durante a exploração do ouro e a construção do Forte Príncipe da Beira, quando Rondônia ainda integrava os territórios do Mato Grosso e do Amazonas.
A artista destaca que contribuir para o conhecimento dessas histórias é um modo de reconhecer e valorizar suas raízes africanas dentro do território amazônico.

“Cantar a Amazônia Negra significa tocar em muitas histórias invisibilizadas como a de Tereza de Benguela. A escravidão, a seringa, o garimpo e o pasto esconderam esses legados. Mas o canto pode trazer de volta essa força”, afirma Marcela Bonfim.
Marcela completa que “este é um ato que valoriza narrativas historicamente silenciadas e reforça o papel das mulheres negras na formação política, social e cultural do país”.

Natura Musical
O programa Natura Musical completa 20 anos de atuação este ano, com mais de R$ 200 milhões investidos no patrocínio de 600 projetos culturais em todo o Brasil, impactando mais de 4 milhões de pessoas. A iniciativa fomenta tanto novos talentos quanto grandes nomes da música brasileira, promovendo cerca de 20 discos por ano e apoiando artistas como Emicida, Luedji Luna, Dona Onete, Elza Soares e João Donato.

Assista o clipe

Fixa Técnica
Marcela Bonfim: direção, composição voz
Thiago Maziero Naimaier: produção musical, arranjos, violão, guitarra e voz
Maiela Johnson contrabaixo
Rodolfo José Bártolo: bateria e percussão e arranjos
Raony Gomes Ferreira: teclado e sintetizadores
Jeferson Almeida: piano elétrico, órgão, mixagem e masterização
Douglas Diógenes: vídeo e edição
Hely Chateaubriand: edição
Pablo Monteiro: vídeo
Agrael de Jesus: interpretação “Tereza”
Anderson Silva: vídeo
Rodrigo Silveira Moraes: foto capa



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Rolim de Moura: Cirone assegura mais recursos para distrito de Nova Estrela

Desta vez a população do distrito será contemplada com uma quadra sintética.     Deputado estadual Cirone Deiró (Foto: Assessoria Parlamentar) O deputado estadual Cirone Deiró assegurou mais...

HISTÓRIA VIVA Sobre Trilhos e Memórias: Prefeitura celebra 113 anos...

Com emoção, homenagens e projetos, Prefeitura transforma celebração em marco histórico para o turismo local       Filho de seringueiro e condutor da famosa litorina desde 1982,...

Brasil atinge menor taxa de desemprego da história e Cláudia de...

Deputada estadual celebra dados do IBGE e reforça o papel de políticas públicas na geração de empregos formais no estado A deputada estadual Cláudia de...

QUALIDADE DE VIDA Prefeitura entrega mais uma praça restaurada à...

A Praça dos Taxistas fica localizada na zona Norte da capital rondoniense       O ano de 2025 vem sendo um marco para a cidade de Porto...

Cláudia de Jesus entrega R$ 300 mil em medicamentos para Mirante...

O recurso foi solicitado pelo vereador Ezequiel Goedert (PT) e tem como objetivo ampliar o acesso à saúde.   A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT)...

Assentamento Tiago Campin, em Nova Mamoré, terá ambulância após compromisso firmado pelo deputado Ezequiel Neiva

Iniciativa integra as ações do parlamentar voltadas ao fortalecimento da saúde básica do estado.     Esta será a terceira ambulância destinada a Nova Mamoré por meio...



























Pular para a barra de ferramentas