A expectativa é economizar mais de R$ 10 milhões apenas em 2025
Reunião foi realizada para definir as ações fiscalização nos gastos públicos do Município
Reunião foi realizada para definir as ações fiscalização nos gastos públicos do Município
Focada no princípio fundamental da economicidade do erário, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL), vem modernizando os serviços de controle e gastos de combustível, sendo possível gerar uma previsão de economia de aproximadamente R$ 10 milhões em 2025, isso em relação ao ano de 2024.
Para definir as ações de austeridade nos gastos públicos do Município, uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) e colocou em pauta duas medidas que já estão sendo analisadas para a sua devida execução.
De acordo com a secretária-executiva de Gastos Públicos, Euma Tourinho, essas medidas poderão render uma economia ainda maior do que o esperado, porém, ainda precisam ser ajustadas entre a empresa responsável pelo serviço e a Prefeitura de Porto Velho.
A primeira medida apresentada na reunião foi a execução de mais um sistema de controle dos gastos, buscando informações de estoque e valor praticado no dia pelos postos que abastecem os veículos oficiais de pequeno porte.
Para Euma Tourinho, as medidas poderão render uma economia ainda maior do que o esperado
Para Euma Tourinho, as medidas poderão render uma economia ainda maior do que o esperado
“Sugerimos uma aba a mais de controle que seria a respeito do estoque, onde no início da manhã o posto teria que informar o valor praticado durante o dia, além de informar a quantidade de combustível armazenado. Isso seria um mecanismo que a gente poderia aferir a boa-fé do fornecedor”, declarou Euma Tourinho.
Já para a questão dos veículos de maior porte, a proposta em estudo é o abastecimento direto na distribuidora, uma medida que visa reduzir ainda mais os gastos e dar eficiência no processo de abastecimento.
“Para isso precisaríamos de um estudo técnico mais complexo, porém, que geraria uma economia bem maior aos cofres. A ideia é o abastecimento direto na distribuidora para os veículos de maior porte. Essa proposta ainda irá passar por mais estudos e pelo crivo da Prefeitura, mas já pode ser avistada como mais uma alternativa de redução dos gastos públicos”, ressaltou Euma Tourinho.
Nos primeiros seis meses de 2025, a então Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) – atual Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), utilizou pouco mais de R$ 3,3 milhões em combustível, sendo que no ano passado, a mesma secretaria gastou mais de R$ 13,2 milhões, o que aponta uma redução significativa no consumo.
Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Hellon Luiz/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)