Sábado-13 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Coluna ESPAÇO ABERTO – Rondônia poderá voltar a ser palco de manifestações políticas agora contra o IBAMA

Confira as notas do dia, por Cícero Moura

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

AGRO

Uma mobilização de produtores rurais do Vale do Jamari e de outras regiões do Estado, programada para a amanhã, no trevo de acesso à cidade de Cujubim com a BR-364, visa chamar a atenção sobre os embargos promovidos pelo Ibama contra as propriedades rurais na Amazônia.

RESERVAS

Também está na pauta da mobilização, assegurada como uma manifestação pacífica por parte dos organizadores, o protesto contra a criação de 11 áreas de reserva ambiental, feita pelo então governador Confúcio Moura, em 2018.

Protesto de produtores de leite em Jaru, RO — Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

LULA

E como não poderia deixar de ocorrer numa mobilização capitaneada pelo agronegócio, o presidente Lula também será alvo de protestos por parte dos produtores rurais.

ADVERSÁRIO

O Governo Lula é tido como “inimigo” do setor produtivo e à medida que as eleições se aproximam, crescem as animosidades e as reclamações contra o mandatário petista.

ACAMPAMENTO

E pelas informações iniciais, o que vai ocorrer é um grande acampamento, com mobilização de pessoas, churrasco para assegurar o rango e toda a estrutura necessária.

POSSIBILIDADE

Não é possível confirmar, mas a impressão é de que ao será apenas um dia de protesto. Será que teremos de volta os bloqueios nas rodovias, como já ocorreram quando da derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro?

ENTREGA

O governo do estado realiza nesta terça-feira (10), a partir das 9h30, a entrega de 68 kits enxoval do programa Mamãe Cheguei a gestantes de Porto Velho.

FINALIDADE

O evento coordenado pela Seas tem como objetivo oportunizar momento de aproximação entre as beneficiárias e o estado.

FINALIDADE 2

A intenção é criar um espaço de compartilhamento de informações e diálogo sobre maternidade e primeira infância, além de obter das gestantes informações sobre aperfeiçoamento desse e dos demais programas desenvolvidos.

CADASTRO

As gestantes beneficiárias nesta etapa foram cadastradas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Os kits contêm itens necessários para o bebê.

HIP-HOP

O projeto Conectando Periferias 2025 será realizado no dia 21 de junho na Escola Maria Francisca de Jesus, no bairro Orgulho do Madeira, em Porto Velho, com apresentações musicais e atividades voltadas à valorização da cultura hip-hop.

Divulgação

 

ATRAÇÕES

O evento está em sua terceira edição e a programação deste ano reúne artistas de hip-hop, com shows, palestras e oficinas.

DIVULGAÇÃO

O Conectando Periferias 2025 tem como proposta promover o intercâmbio cultural entre regiões periféricas da cidade de Porto Velho, bem ampliar a visibilidade de artistas independentes e fortalecer as expressões artísticas das periferias por meio da música, da palavra e da reflexão.

SUJEIRA

A Prefeitura de Porto Velho, através do trabalho da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), já realizou mais de 500 notificações apenas nos primeiros cinco meses de 2025 referentes à imundice na cidade.

SUPEROU

Os números já ultrapassam as notificações emitidas durante todo o ano de 2024, fato que mostra a intensidade das ações tomadas em defesa da cidade mais limpa.

META

De acordo com o secretário da Semusb, Giovanni Marini, a projeção é de que mais de 1.500 notificações sejam emitidas até o final de 2025.

Divulgação

 

NOTIFICAÇÃO

Marini diz que os donos dos terrenos tem sido  notificados  através de denúncias e da Operação Cidade Limpa. A prefeitura estaria buscando a redução de resíduos sólidos em terrenos públicos ou privados.

ETAPAS

O secretário da Semusb explica que primeiro é feita uma notificação, caso o cidadão não limpe o terreno a multa é aplicada através do  IPTU.

ALIANÇA

Segundo Marini, a população é uma grande aliada da Semusb no processo de revitalização dos espaços urbanos de Porto Velho, e qualquer cidadão pode acionar a Prefeitura para denunciar descarte irregular de lixo ou abandono de terrenos públicos ou privados.

DENÚNCIA

Marini diz que conta com o apoio da população para que haja denúncias contra quem está jogando lixo em áreas impróprias, e também denunciar qualquer tema relacionado à postura, inclusive os vazios urbanos.

PROJETO

Um projeto apresentado na Câmara de Vereadores, de autoria do prefeito Léo Moraes, poderá autorizar multas de até R$ 50 mil para quem for flagrado, ou constatado através de denúncia, promovendo a sujeira ou abandonado seus terrenos. O cidadão pode realizar sua denúncia através do telefone (69) 98473-2922.

FRASE

A vida é mais bonita quando passamos menos tempo pensando nos problemas e mais tempo meditando sobre o grande privilégio de estar vivo.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Prefeitura capacita guias de turismo e valoriza o patrimônio local

Serão quatro dias de capacitação, inclusive com aula de campo   Capacitação impulsiona o desenvolvimento social A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Turismo,...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

CONSULTAS E EXAMES Prefeitura reforça cuidado com servidores e leva exames...

O atendimento de saúde preventiva reduz deslocamentos dos servidores até a capital Atendimentos incluem consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais A Prefeitura de Porto...

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Cumprimento das penas não é imediato porque réus ainda podem recorrer Andre Richter – Repórter da Agência Brasil Brasília O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados...