O que começou como um simples momento de lazer entre três amigas apaixonadas pela pesca esportiva cresceu e se transformou em um verdadeiro movimento de valorização feminina, incentivo ao turismo e fortalecimento da economia local.
A afinidade pelo esporte uniu essas mulheres que, inicialmente, pescavam juntas por diversão. A paixão foi tanta que elas decidiram ampliar o convite e formaram um grupo com 12 integrantes. A ideia foi tão bem acolhida que logo ganhou força, culminando na realização da primeira edição do evento Mulheres na Pesca, em 2024, que contou com a participação de 43 mulheres.
Com o sucesso da iniciativa, a segunda edição já está confirmada para acontecer entre os dias 21 e 24 de agosto de 2025, na acolhedora Pousada do Toa, no município de Alta Floresta, às margens do imponente Rio Guaporé. Desta vez, o evento contará com a participação de 50 mulheres de diferentes segmentos e localidades, todas unidas por uma paixão em comum: a pesca esportiva.
Mais do que um encontro de lazer, o Mulheres na Pesca vem se consolidando como um importante agente de desenvolvimento regional. O evento impulsiona o turismo, movimenta a economia e dá visibilidade às belezas naturais de Rondônia. Pousadas, restaurantes, comércios locais, serviços de transporte e profissionais da pesca esportiva são diretamente beneficiados pela presença do grupo, gerando renda e fortalecendo a cadeia produtiva da região.
Além disso, o evento reforça o papel da mulher em ambientes tradicionalmente masculinos, promovendo inclusão, empoderamento e representatividade tudo isso em meio a um cenário de natureza exuberante, acolhimento e celebração.