Domingo-14 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Governo de RO amplia transparência e cidadãos podem consultar posicionamento em listas de espera do SUS

O sistema permite o cidadão realizar consultas utilizando o número do Cartão Nacional do SUS, nome e CPF

O governo de Rondônia agora passa a disponibilizar, no Portal da Transparência, lista de espera do Sistema Estadual de Regulação com acesso público. Isso permite aos cidadãos consultarem a lista deregulação nas filas ambulatoriais e de cirurgias eletivas. A ferramenta busca dar mais transparência e facilitar o acesso às informações sobre atendimentos na rede pública de saúde.

De iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o sistema permite ao cidadão realizar consultas utilizando o número do Cartão Nacional do SUS (CNS), o nome, o número do CPF ou ainda, pesquisando diretamente pelo tipo de procedimento solicitado. A identificação dos pacientes, no entanto, será feita de forma a preservar a privacidade.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o sistema de consulta à lista de espera reforça o compromisso da gestão com a transparência e o cuidado com a população. “Dar acesso à informação é fundamental para que os cidadãos acompanhem seus atendimentos e sintam que estão sendo respeitados e assistidos pelo sistema público de saúde”, evidenciou.

FILAS AMBULATORIAIS E CIRURGIAS ELETIVAS

A plataforma consiste em dois painéis, fila ambulatorial especializada e de procedimentos cirúrgicos eletivos. As informações são coletadas do Sistema de Regulação (SISREG), disponibilizado pelo Ministério da Saúde e gerenciada através do SISREG Ambulatorial e Hospitalar, vinculada à Coordenadoria Estadual de Regulação (CREG).

A fila do SISREG é a lista de espera oficial do sistema público de saúde, onde os pacientes aguardam por consultas com especialistas, exames, procedimentos e cirurgias. O sistema é responsável por organizar e priorizar esses atendimentos com base em critérios clínicos e de urgência, além de controlar a oferta de vagas nas unidades de saúde, garantindo o uso eficiente dos recursos públicos e o atendimento mais adequado à necessidade de cada paciente.

EFICIÊNCIA

A criação do sistema de consulta à lista de espera representa um importante avanço no fortalecimento da gestão da saúde pública e transparência, permitindo maior controle e planejamento por parte dos gestores. De acordo com o controlador do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, a iniciativa marca um avanço significativo na comunicação entre a população e os serviços públicos de saúde. “Queremos proporcionar mais transparência e praticidade aos pacientes, permitindo que acompanhem a situação de seus atendimentos de maneira acessível e segura”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, reforçou o papel da Sesau na parceria. “Essa é mais uma entrega que reforça nosso compromisso com uma saúde pública mais transparente, eficiente e centrada no cidadão”, pontuou.

O diretor de Transparência e Governo Aberto da CGE-RO, Marcos Astrê, ressaltou a importância da plataforma. “Estamos empenhados em tornar a saúde pública mais acessível e eficiente. Este sistema adicionado ao Portal representa mais um passo na aproximação da população aos serviços disponíveis, garantindo acesso a informações claras, seguras e confiáveis.”

Conforme a coordenadora Estadual de Regulação, Kenia Ribeiro Marinho, disponibilizar essas informações à população é um ato de cidadania. “Ao tornar a fila visível, damos ao cidadão condições reais de acompanhar seu atendimento, compreender sua situação e cobrar seus direitos com base em dados concretos”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA

A divulgação pública das informações fortalece o objetivo da gestão estadual em promover maior transparência e controle social e também para planejamento do estado. O novo sistema já está disponível e pode ser acessado pelo Portal da Transparência do Estado de Rondônia. A Sesau reforça que, em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Fonte
Texto e foto: Richard Neves – Secom – Governo de Rondônia

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MAIS EDUCAÇÃO INFANTIL Semed convoca pais para efetivar matrículas da 4ª chamada do programa

Chamamento é direcionado aos pais ou responsáveis de crianças inscritas   Secretaria busca garantir que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas A Secretaria Municipal de Educação (Semed)...

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Verba vai para o Fundo Estadual de Saúde em acordo com o Consórcio Brasil Central. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátrico domiciliar pelo...