Quarta-feira-10 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Lançado em Vilhena o “Guia das Mães Atípicas”: publicação inédita reúne direitos, serviços e orientações para famílias

Livreto produzido pela vereadora Amanda Areval com apoio do deputado estadual Cirone Deiró tem versão física e digital

Como parte das ações da 1ª Semana das Mães Atípicas de Vilhena, foi lançado nesta quinta-feira, 22, oficialmente o “Guia das Mães Atípicas”, uma publicação inédita e essencial que reúne informações, direitos e serviços disponíveis para mães e famílias que convivem com pessoas com deficiência.

Idealizado e organizado pela vereadora Amanda Areval, o guia é fruto de uma construção coletiva, realizada em parceria com a Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB Vilhena, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena (Amavi) e a Procuradoria Geral do Município. A iniciativa foi inspirada na Lei Estadual nº 4.615/2019, criada pelo deputado Cirone Deiró, que instituiu a Semana Estadual da Mãe Atípica em Rondônia, reconhecendo e valorizando as mães que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos com deficiência.

O guia também destaca iniciativas importantes de isenção tributária para pessoas com deficiência, como a ampliação da isenção de ICMS e IPVA em Rondônia, conquistada através de articulação do deputado Cirone Deiró, beneficiando famílias com veículos de até R$ 120 mil.

No município de Vilhena, a vereadora Amanda Areval consolidou essa política pública ao elaborar e conquistar a aprovação da Lei Municipal nº 6.505/2025, garantindo, entre outros direitos, prioridade em atendimentos, campanhas de conscientização, políticas de acolhimento e incentivo a parcerias e pesquisas que promovam qualidade de vida às famílias atípicas.

Para Amanda Areval, “O Guia das Mães Atípicas é mais que um compêndio informativo: trata-se de um instrumento de empoderamento, que orienta mães e famílias a exercerem plenamente seus direitos, conhecerem os serviços disponíveis e se sentirem acolhidas por uma rede de apoio que reconhece sua importância. O guia foi feito com muito carinho para que a jornada atípica das mães seja um caminho mais leve, cheio de conquistas”. A publicação será distribuída gratuitamente durante a Semana das Mães Atípicas e está também disponível para consulta online no link:

www.bit.ly/guiamaesatipicas2025.
CONTEÚDO – O guia aborda, de maneira prática e acessível, orientações sobre:
– Direitos garantidos por legislações federais, estaduais e municipais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), isenção de impostos na compra de veículos, prioridade em serviços públicos e redução de jornada de trabalho.

– Decisões recentes da Justiça, que reconhecem o direito de mães atípicas a jornadas reduzidas ou flexíveis, destacando jurisprudências do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de Tribunais Regionais.
– Serviços locais de apoio: desde a emissão da Carteirinha do Autista, facilitada pelo CRAS, até a atuação de instituições como a Defensoria Pública, Assurv, Apae, Amavi e Asdefiv, todas fundamentais na rede de apoio às pessoas com deficiência em Vilhena.

– Detalhes sobre a Clínica-escola da Amavi, uma conquista recente que amplia o acesso a atendimentos especializados em saúde para crianças com TEA e ações sociais para as mães, com mais de R$ 1 milhão destinados para 2025.

– Programas sociais como o Criança Feliz, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, além do acesso a serviços via CadÚnico e orientações sobre benefícios específicos.

– Empreendedorismo e autonomia financeira, com orientações para mães que desejam empreender, com informações sobre crédito facilitado no Banco do Povo, capacitação pelo Sebrae e possibilidades de atuação na economia digital.

– Dicas importantes sobre autocuidado, saúde mental, técnicas de relaxamento, a importância de construir redes de apoio e a valorização do equilíbrio emocional, reforçando que a mãe não precisa ser “super-heroína” para ser uma boa mãe.
– Saúde pública e medicamentos, explicando como acessar medicamentos garantidos por lei, links úteis para consulta de estoques e listas de fármacos oferecidos pelo SUS, tanto em nível nacional (Rename) quanto municipal (Remume).

– Treinamentos e fontes de informação confiáveis, incluindo indicações de cursos gratuitos sobre acessibilidade, autismo e inclusão, além de canais especializados, promovendo educação e combate à desinformação.

ATENDIMENTOS – A programação da Semana segue nesta sexta-feira, 23, com uma intensa agenda, oferecendo atendimentos multiprofissionais em saúde, orientação jurídica e serviços sociais, todos gratuitos, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), das 7h às 11h e das 13h às 17h. A programação completa pode ser acessada em: www.bit.ly/progsemanamaesatipicas2025.

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

  A oficina conectou arte e identidade cultural, promovendo aprendizado, inclusão e protagonismo dos participantes.   No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da...

Deputada Dra. Taíssa anuncia cursos gratuitos em parceria com a Escola...

Formações abrangem orientação vocacional, mercado de trabalho e inteligência financeira.   Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) (Foto: Luis Gustavo I Assessoria Parlamentar) A deputada estadual Dra....

SETEMBRO AMARELO: Campanha sobre saúde mental envolve gestantes em momentos de...

As participantes tiveram acesso a rodas de conversa, apresentação dos programas da Seas, momentos de acolhimento e troca de experiências     Como parte da programação do...

IMUNIZAÇÃO Mais de 1.300 doses foram aplicadas no Dia V...

Durante o Dia V, equipes percorreram áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, assegurando que as doses chegassem a todos os públicos A mobilização do governo de Rondônia,...

PSICOLOGIA DO ESPORTE II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte acontece em Porto Velho; inscrições estão abertas até o dia...

Porto Velho recebe especialistas nacionais e internacionais para debater ciência, esporte e saúde   Porto Velho sediará, entre os dias 15 e 17 de setembro, o...