Sábado, 23 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Mudanças no plano de carreira da Saúde têm emendas e mobilização da deputada Cláudia de Jesus

Assembleia aprovou projeto que moderniza regras, amplia direitos e valoriza os profissionais.
Com o objetivo de modernizar e valorizar os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou emendas ao Projeto de Lei nº 855/2025, aprovado pela Assembleia Legislativa, que promove mudanças estruturais no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde em Rondônia.
 
O texto aprovado traz avanços, como a regulamentação do teletrabalho, flexibilização da jornada por meio de plantões e regras mais justas para progressões na carreira. “Nós atuamos para construir um projeto que reconhecesse a realidade dos profissionais da saúde. São trabalhadores que precisam de condições dignas, com valorização, jornada justa e oportunidades de crescimento profissional”, afirmou a deputada Cláudia de Jesus.
 
As emendas propostas pela deputada Cláudia de Jesus atendem demandas antigas dos profissionais da saúde, buscando equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de garantir reconhecimento por meio da progressão na carreira.
 
A progressão horizontal, por exemplo, passa a ser automática a cada 24 meses, eliminando a necessidade de avaliação de desempenho. A progressão vertical também foi aprimorada, permitindo que os pontos excedentes sejam acumulados para promoções futuras, estimulando o desenvolvimento profissional contínuo.
 
Outro ponto de destaque é a ampliação da redução de carga horária para servidoras que sejam mães, tutoras, curadoras ou responsáveis por pessoas com deficiência. Agora, o benefício pode ser aplicado em até dois vínculos funcionais, corrigindo uma limitação da regra anterior.
 
O que mudou
 
Entre as principais mudanças está a ampliação do conceito de jornada especial, que agora inclui não apenas plantões presenciais e sobreaviso, mas também plantões híbridos, home office e teletrabalho.
 
Outra alteração relevante é a possibilidade de cumprimento da carga horária semanal por meio de plantões, com limites máximos mensais proporcionais à carga contratada, organizados em escalas como 12x24x12x72 ou 24×96.
 
No regime de sobreaviso, os servidores passam a ter horários fixos de início do expediente, às 7h ou 8h, 13h ou 14h, e 19h ou 20h, o que traz mais previsibilidade e organização para o serviço.
 
Cristiane Abreu – Jornalista – Assessoria parlamentar.
 


Mais notícias sobre cidades de Rondônia

AGOSTO LILÁS Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra...

  Evento foi sediado no TRE/RO e marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha Evento permitiu discutir não apenas os efeitos da violência, mas...

SAÚDE BUCAL   Rondônia recebe reforço...

  Entrega faz parte do Novo PAC Saúde e amplia o atendimento em áreas remotas e de difícil acesso. Investimento federal para o estado é...

AGOSTO LILÁS Prefeitura garante acolhimento às mulheres vítimas de violência...

Centro de Referência oferece atendimento especializado e rede de apoio em Porto Velho     Creas possui um setor exclusivo para atendimento a mulheres vítimas de violência Instituído...

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Com 2,3% de desemprego, Rondônia...

Um dos pilares para alcançar esse desempenho é o serviço Geração Emprego, plataforma gratuita que conecta trabalhadores e empresas nos 52 municípios de Rondônia   Rondônia...

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Com foco em sustentabilidade e geração de renda, iniciativa valoriza comunidades extrativistas Levar inovação e fortalecer o cooperativismo até nas regiões mais remotas do Brasil...



























Pular para a barra de ferramentas