Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

“Escala 6×1 é continuidade do trabalho escravo no Brasil”, afirma Samuel Costa

O defensor alerta para adoecimento em massa de trabalhadores submetidos a jornadas exaustivas: “É perverso e desumano”

Por assessoria

Durante participação no programa News 5.1, da Rema TV, afiliada da TV Crítica o advogado e professor Samuel Costa fez duras críticas à escala de trabalho 6×1, onde o trabalhador labora seis dias consecutivos para ter direito a apenas um de descanso. Para ele, esse modelo perpetua uma lógica de exploração moderna que atinge principalmente a base da pirâmide social brasileira.

 

“A escala 6×1 é a continuidade do trabalho escravo no Brasil. É um trabalho degradante e totalmente perverso, principalmente para aqueles que recebem até dois salários mínimos, o que representa quase 70% da classe trabalhadora”, afirmou Costa ao vivo no debate.

 

Assista trecho do debate: https://www.instagram.com/reel/DJLPexTM0eD/?igsh=MWt1dWZnemZ2dmQxYw==

 

Adoecimento silencioso: uma epidemia nas empresas

 

Samuel Costa também chamou atenção para os efeitos devastadores dessa jornada na saúde física e mental dos trabalhadores, apresentando dados oficiais que escancaram a gravidade do problema:

• Mais de 600 mil acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são registrados todos os anos no país.

• De 2012 a 2022, foram mais de 7 milhões de ocorrências notificadas à Previdência Social.

• Estima-se que 1 em cada 3 afastamentos por auxílio-doença seja causado por doenças ocupacionais, como LER/DORT, transtornos mentais, doenças osteomusculares e respiratórias.

 

Segundo o advogado, os transtornos psicológicos vêm crescendo de forma alarmante. Entre 2012 e 2022, o Brasil registrou um aumento de mais de 200% nos afastamentos por causas mentais ligadas ao trabalho, somente em 2022, mais de 200 mil trabalhadores foram afastados por esses motivos.

 

Além disso, a subnotificação é um agravante sério: dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que os números reais podem ser de duas a três vezes maiores do que os oficialmente registrados.

 

Fim do 6×1: uma pauta urgente de dignidade

 

Costa defende que o fim da jornada 6×1 deve ser debatido não apenas sob o ponto de vista jurídico ou sindical, mas como uma questão de direitos humanos.

 

“A quantidade de trabalhadores que adoecem no ambiente de trabalho é significativa e preocupa todos que têm humanidade. É preciso romper com esse modelo que sacrifica vidas em nome da produtividade a qualquer custo”, declarou.

 

A fala gerou forte repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a necessidade de revisão das normas que regem o tempo de trabalho no Brasil, especialmente em setores com alta rotatividade e baixos salários.

 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

WORKSHOP PIONEIRO Governo de RO participa de encontro nacional de...

O evento tem como objetivo discutir estratégias de cuidado seguro, eficaz e sustentável voltadas à segurança transfusional Nos dias 21 e 22 de agosto, o...

AGOSTO LILÁS Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra...

  Evento foi sediado no TRE/RO e marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha Evento permitiu discutir não apenas os efeitos da violência, mas...

SAÚDE BUCAL   Rondônia recebe reforço...

  Entrega faz parte do Novo PAC Saúde e amplia o atendimento em áreas remotas e de difícil acesso. Investimento federal para o estado é...

AGOSTO LILÁS Prefeitura garante acolhimento às mulheres vítimas de violência...

Centro de Referência oferece atendimento especializado e rede de apoio em Porto Velho     Creas possui um setor exclusivo para atendimento a mulheres vítimas de violência Instituído...

FURTO Prefeitura de Porto Velho e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé entre Avenidas Calama e Imigrantes

Emdur atuará novamente para restabelecer o sistema de iluminação no trecho afetado Av. Guaporé, fiação furtada. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa Municipal...



























Pular para a barra de ferramentas