Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Governo de RO orienta população e profissionais de saúde sobre risco de reintrodução do sarampo no estado

 O governo de Rondônia reforça as orientações técnicas e incentiva o engajamento da população e profissionais de saúde nas ações de prevenção

O governo de Rondônia está intensificando as orientações aos profissionais de saúde e à população rondoniense quanto à importância da vigilância ativa diante do risco de reintrodução do sarampo no estado.

Apesar de não haver casos confirmados de sarampo no estado até o momento, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) se antecipa às possíveis ameaças, considerando o cenário nacional e internacional da doença. O alerta é fundamentado nas Notas Técnicas nº 123 e 124/2025 emitidas pelo Ministério da Saúde em março, que confirmam casos no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, além de registrar aumento expressivo de ocorrências em outros países.

Diante desse cenário, o governo de Rondônia, por meio da Agevisa/RO, reforça as orientações técnicas aos municípios e incentiva o engajamento da população e dos profissionais de saúde nas ações de prevenção. O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa, mas totalmente evitável com a vacina.

RONDÔNIA

A Coordenação do Sarampo, da Gerência Técnica de Vigilância Epidemiológica (GTVEP) da Agevisa/RO, reforça que os casos registrados são importados. No entanto, a coordenadora Adalgiza Botelho orienta os profissionais de saúde a manterem atenção redobrada diante de qualquer caso suspeito.

“Na semana passada, duas cidades confirmaram casos: São Paulo e Porto Alegre. É essencial que pacientes que apresentem febre, manchas avermelhadas na pele (exantema), tosse, coriza ou conjuntivite sejam notificados imediatamente aos sistemas de vigilância municipal e estadual. Essa notificação é fundamental para viabilizar uma resposta rápida”, explicou a coordenadora.

Além disso, equipes municipais estão sendo incentivadas a atualizar cadernetas de vacinação, especialmente em crianças; ampliar a busca ativa de pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto; adotar medidas de bloqueio vacinal seletivo, se necessário.

COBERTURA VACINAL

A cobertura nacional da 1ª dose da vacina tríplice viral (D1) chegou a 95% em 2024

O governo de Rondônia segue mobilizado para garantir que mais crianças, adolescentes e adultos jovens estejam devidamente protegidos contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura nacional da 1ª dose da vacina tríplice viral (D1) chegou a 95% em 2024, mas a 2ª dose (D2) ainda não atingiu a meta, o que representa um risco para o aparecimento de surtos.

CENÁRIO MUNDIAL

O ano de 2024 registrou mais de 334 mil casos de sarampo no mundo, com surtos ativos em países das Américas, como Estados Unidos, Canadá e Argentina. No Brasil, até a 9ª semana epidemiológica de 2025, foram 149 notificações suspeitas, das quais três foram confirmadas.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima ressaltou que,  “embora o país tenha reconquistado em novembro de 2024 o status de eliminação do sarampo, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o risco de reintrodução permanece real, principalmente devido ao fluxo internacional de pessoas e à existência de bolsões populacionais com cobertura vacinal insuficiente.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

 

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Rota 22 resgata as grandes obras do governo Bolsonaro em Rondônia

Em 2021, a ponte do Abunã foi inaugurada após anos de espera da população. A obra recebeu mais de R$ 160 milhões em investimentos...

WORKSHOP PIONEIRO Governo de RO participa de encontro nacional de...

O evento tem como objetivo discutir estratégias de cuidado seguro, eficaz e sustentável voltadas à segurança transfusional Nos dias 21 e 22 de agosto, o...

AGOSTO LILÁS Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra...

  Evento foi sediado no TRE/RO e marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha Evento permitiu discutir não apenas os efeitos da violência, mas...

SAÚDE BUCAL   Rondônia recebe reforço...

  Entrega faz parte do Novo PAC Saúde e amplia o atendimento em áreas remotas e de difícil acesso. Investimento federal para o estado é...

Com investimentos agrícolas, deputado Alan Queiroz fortalece associação no município de Jaru

```As emendas destinadas são essenciais para garantir avanços para quem trabalha no campo.``` Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento...



























Pular para a barra de ferramentas