Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Deputados participam da entrega do Hospital Regional de Guajará-Mirim, construído com apoio de emenda parlamentar

A unidade hospitalar conta com uma área especial para o atendimento aos povos originários e seus acompanhantes.

 

10/03/2025 12:44

 

Parlamentares prestigiam inauguração e falam da união entre os poderes (Foto: Ednei Carvalho)

No último sábado (8), o Hospital Regional do município de Guajará-Mirim, Doutor Júlio Péres Antelo, que exerceu sua profissão com competência e dedicação ao povo da região, foi inaugurado e entregue à comunidade. Os deputados estaduais Dra. Taíssa (Podemos); Ezequiel Neiva (União Brasil); Ribeiro do Sinpol (PRD); Edevaldo Neves (PRD); Cláudia de Jesus (PT); Luís do Hospital (MDB) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Jean Oliveira (MDB), prestigiaram o evento e detalharam a contribuição da Assembleia Legislativa para a retomada e finalização das obras, por meio da liberação de emendas parlamentares.

 

 

O governador Marcos Rocha (União Brasil) agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa na liberação de recursos para que esse sonho se tornasse realidade. “Foram 14 anos de espera para essa entrega. Tenho consciência de que ninguém é bom sozinho, e essa união entre os poderes fez a diferença na vida de centenas de pessoas, tanto do Brasil quanto da Bolívia, onde os irmãos do estado vizinho também serão atendidos aqui”, destacou. O governador ressaltou que mais de R$ 40 milhões foram investidos na construção do hospital.

 

 

 

 

O Secretário de Saúde do Estado, coronel PM Jefferson Ribeiro da Rocha, destacou que o Hospital Regional de Guajará-Mirim oferece o que há de melhor e mais tecnológico na área da saúde. Ele afirmou que os cidadãos da região agora estão amparados e não precisarão mais sair de Guajará-Mirim em busca de atendimento.

 

 

A deputada Dra. Taíssa, bastante emocionada, compartilhou a alegria de participar de cada momento dessa conquista. “Estive em Brasília inúmeras vezes em busca de apoio, liberação de recursos, analisando o projeto e pedindo pelo povo de Guajará-Mirim. Destinei mais de R$ 8 milhões em emenda parlamentar para contribuir com essa obra e realizar esse sonho”, afirmou. A parlamentar enfatizou ainda que a essência do mandato é garantir que o recurso público retorne para a população.

 

 

 

 

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Jean Oliveira (MDB), afirmou que o evento é histórico, pois permitirá a descentralização da saúde pública em Rondônia. “Temos trabalhado para trazer governabilidade, o que beneficia o Poder Executivo na implementação de políticas públicas em todo o estado. Sem dúvida, esta é a maior obra das últimas décadas, com um significado único, que é proporcionar qualidade de vida ao cidadão”, concluiu.

 

 

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) destacou que a população da região da Pérola do Mamoré, que abrange os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, recebe um grande presente que ficará para a história. “Por muitos anos, a população precisou se deslocar até Porto Velho para receber atendimento especializado, mas hoje a realidade é outra”, afirmou.

 

 

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Luís do Hospital (MDB), afirmou que este modelo de saúde é o ideal para todo o estado de Rondônia e que a Casa de Leis tem trabalhado firmemente para torná-lo realidade.

 

 

A deputada Cláudia de Jesus (PT) parabenizou o governo estadual por promover dignidade à população. Como ex-presidente da Comissão de Saúde, destacou a importância da fiscalização, cobrança e do dever de garantir a descentralização da saúde. “Estamos felizes em fazer parte dessa história”, agradeceu.

 

 

 

 

A estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim Dr. Júlio Péres Antelo impressiona pela sua grandiosidade. O hospital possui 72 leitos e foi projetado para realizar cerca de 900 atendimentos diários, incluindo exames e cirurgias. A população será atendida por uma equipe composta por 411 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos, motoristas e equipe administrativa e técnica.

 

 

Ala Especial

 

 

Além disso, a unidade hospitalar conta com uma área especial destinada ao atendimento dos povos originários e seus acompanhantes, considerando o significativo número dessa população na região. Também foi construída uma horta com plantas medicinais, típica dos saberes indígenas. A conclusão da obra esteve sob a responsabilidade do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura.

 

 

 

 

 

Texto: Eláine Maia/Jornalista

Foto: Ednei Carvalho/ Secom ALE/RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Abertas inscrições para Organizações da Sociedade Civil participarem do Conselho Municipal...

São três vagas disponíveis para representantes das organizações Inscrições estão sendo realizadas de 27/08/2025 a 15/09/2025 A Resolução nº 384 de 26 de agosto de 2025,...

ARTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL Governo de RO...

A programação é composta por apresentações de teatro, música, dança, poesia, artes visuais, artesanato e outras expressões artísticas   Entre os dias 29, 30 e 31...

RECURSOS HÍDRICOS: Rondônia avança na gestão das águas e atinge metas...

O certificado demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a gestão dos recursos hídricos   O estado de Rondônia  foi certificado pela Agência Nacional de Águas...

OBRA FINALIZADA: Após mais de uma década, USF Três Marias é...

Os atendimentos começam às 7h desta terça-feira (26)       O final da tarde desta segunda-feira (25) ficará marcado na memória das comunidades dos bairros Três Marias,...

Ieda Chaves apresenta proposta para ampliar divulgação do Alerta Amber em Rondônia

Parlamentar defende a necessidade de a sociedade conhecer o sistema e utilizá-lo. Uma iniciativa legislativa busca ampliar a divulgação do Alerta Amber no estado de...



























Pular para a barra de ferramentas