Segunda-feira, 28 de outubro de 2024 - Email: [email protected]

Segunda-feira, 28 de outubro de 2024 - Email: [email protected]


Contribuinte de Porto Velho deve indicar imóvel que deseja abater parte do IPTU até a próxima quinta-feira (31)

 

Benefício é concedido por meio de créditos gerados com a emissão de nota fiscal

Programa da Prefeitura contempla apenas pessoas físicasPrograma da Prefeitura contempla apenas pessoas físicas

Termina no dia 31 de outubro próximo, o prazo para os contribuintes de Porto Velho indicarem o imóvel no qual se deve abater parte do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O programa implantado pela Prefeitura permite que créditos gerados com a emissão de notas fiscais sejam utilizados para pagar o tributo. Ao solicitar a nota fiscal, até 30% do valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) pode ser usado para abater no pagamento do IPTU.

Para ter direito ao benefício é necessário que o cidadão faça o seu cadastro no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e indique o imóvel cujo valor do IPTU deve ser abatido. Entretanto, caso haja algum débito junto ao fisco, o contribuinte não receberá o crédito.

Conforme a subsecretária da Receita Municipal (Semfaz), Sandra Bandeira, esse programa da Prefeitura contempla apenas pessoas físicas e é importante porque o cidadão diminui a sua despesa no momento de pagar IPTU.

Ela acrescentou que as empresas do Simples Nacional não participam desse programa, tendo em vista que a tributação delas é feita pela Receita Federal e não pelo município.

“São dois descontos no pagamento do IPTU concedidos pela Prefeitura de Porto Velho, o que tradicionalmente acontece todo início do ano e esse mediante os créditos gerados pela emissão de notas fiscais”, completou a subsecretária.

Ela explica ainda que a nota fiscal eletrônica é um documento obrigatório que deve ser emitido por todos os prestadores de serviços e, portanto, é fundamental que o cidadão crie o hábito de exigir a nota ao efetuar o pagamento dos serviços prestados. Assim, o município arrecada mais recursos para investir em prol da população.

Passo a passo para se cadastrar

O contribuinte deve acessar o site da Semfaz clicando no link: https://gpi-trb-portal.portovelho.ro.gov.br/, digitar o CPF e fazer o credenciamento. O sistema vai puxar todas as notas emitidas no CPF informado, e o contribuinte deve indicar o imóvel para receber créditos IPTU.

Ao clicar, o cidadão é direcionado para o portal de créditos e faz a indicação do imóvel onde será descontado no valor do imposto, O contribuinte também pode indicar quantos imóveis quiser, inclusive vale para casas ou terrenos em nome de algum parente.

Quanto mais nota fiscal o munícipe solicitar, mais crédito ele terá para descontar no valor do seu IPTU.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Hildon Chaves parabeniza o prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes

  Prefeito da capital saudou o futuro chefe do executivo municipal   O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, parabenizou o prefeito eleito da capital, Léo Moraes,...

Mariana Carvalho manifesta confiança na vitória, ao votar na Escola Brasília

Candidata afirmou estar pronta para ser a primeira prefeita eleita de Porto Velho   Ao votar na manhã deste domingo (27), na Escola Brasília, no bairro...

Cláudia de Jesus propõe pavimentação de trecho da “Estrada da Penal”...

Indicação da parlamentar visa garantir maior segurança em trecho de 14 quilômetros. A proposta de pavimentação de um trecho de 14 quilômetros da RO-005, conhecida...

Dra. Taíssa lidera Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free...

Proposta visa atrair investimentos e gerar empregos com inspiração em modelos de sucesso, além de possibilitar a instalação do primeiro Duty Free. do Norte...

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

O trecho entre o Porto de Porto Velho até a região do Chuelo apresentou uma grande quantidade de barcaças estacionadas   Com o objetivo de fazer...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas