Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - Email: [email protected]

Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - Email: [email protected]


Cirurgias, atendimentos e reformas são destaques de ações executadas pelo governo de RO na saúde do estado no primeiro semestre

Hospital de Retaguarda de Rondônia realiza cerca de 10 a 15 cirurgias diariamente

 

No primeiro semestre de 2024, o governo de Rondônia se destacou na realização de cirurgias, atendimentos e, sobretudo, na execução de reformas com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e impulsionar o serviço no estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com os investimentos do estado para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), através da ampliação e melhorias na infraestrutura das unidades hospitalares, é possível realizar mais atendimentos e cirurgias.

REFORMAS 

Hospital de Guajará-Mirim atinge 67% de conclusão

  • Hospital de Guajará-Mirim 

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, as obras do Hospital de Guajará-Mirim seguem avançando. Entre as etapas concluídas, destacam-se a instalação de um sistema de esgoto e a execução de piso de concreto na área ampliada da enfermaria, abrangendo aproximadamente 180 metros quadrados. Além disso, o lactário do hospital recebeu um novo piso de porcelanato. No mês de julho a obra chegou a 67% de conclusão.

  • Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro 

Com investimento de R$ 336 mil, o governo de Rondônia realizou a revitalização e reforma da ala psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A obra incluiu reformas nas colunas, implantação de torneiras anti-impacto, troca completa do telhado com amenizador de ruídos e calor, proporcionando um ambiente com equilíbrio sonoro para os pacientes, ampliação na saída de água e pintura com acabamento impermeável.

A pintura seguiu a linha de cuidados da equipe médica especialista, com cores que visam deixar os pacientes confortáveis, envolvendo a psicologia das cores, considerando o fato de que diferentes tons podem influenciar o humor e a sensação de bem-estar dos pacientes.

  • Hospital Regional de Cacoal 

A Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HCR) também recebeu reformas, como a troca do piso, pintura, revisão na parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.

ATENDIMENTOS 

  • Caps

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Madeira-Mamoré realizou este ano cerca de 1,5 mil atendimentos. As unidades prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, em especial, para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O Caps Madeira-Mamoré dá cobertura a todos os municípios e distritos do estado. Pessoas acima de 18 anos, que apresentem transtornos mentais severos, ou seja, com comprometimento psíquico, dentre os quais a esquizofrenia, podem procurar atendimento especializado.

  • Cemetron 

No período de janeiro a junho de 2024, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) realizou cerca de 49.089 atendimentos, com consultas de nível médio e superior em atendimento ambulatorial e hospitalar.

  • Hospital de Retaguarda de Rondônia 

Foram realizados cerca de 2.104 procedimentos no Hospital de Retaguarda de Rondônia nos primeiros seis meses do ano. A unidade, que é considerada rede de apoio para o Pronto Socorro João Paulo II, realiza cerca de 10 a 15 cirurgias diariamente.

Em menos de três meses foram realizadas mais de 3 mil imunizações no Espaço Saúde

  • Espaço Saúde 

Com objetivo de oferecer acesso e praticidade na hora de se imunizar, o governo de Rondônia inaugurou no dia 31 de maio o Espaço Saúde, que oferta cerca de 15 imunizantes à população. Desde a inauguração, até o dia 15 de julho, foram realizadas 3.217 imunizações.

  • Nufis

O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis) realizou 48 cirurgias de pessoas com fissuras labiopalatinas em seis meses. O serviço oferece atendimento multidisciplinar para os usuários do SUS. Para ter acesso ao atendimento não é necessário estar regulado. A unidade está localizada em anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 3.766, Bairro Industrial, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O usuário pode ainda, entrar em contato pelo (69) 99341-5950.

PROGRAMAS 

  • Remédio Aqui em Casa 

O Programa Remédio aqui em Casa é uma iniciativa do governo de Rondônia, cujo objetivo é oferecer acesso a medicamentos para pacientes com doenças crônicas, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O programa atendeu nos primeiros seis meses de 2024 cerca de 8.054 pacientes, enviando remédios até a casa dos usuários SUS. A iniciativa, lançada em 2017, é um dos serviços que a Sesau oferece por meio da Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF). A distribuição de remédios acontece para pacientes crônicos do município de Porto Velho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Sara Caslow, Frank Nery e Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

OPERAÇÃO TEMPORÃ II: Focos de incêndios na região Soldado da Borracha...

O governo de Rondônia está monitorando a situação ambiental do estado e sendo combativo, junto com órgãos parceiros   Para a defesa da Estação Ecológica Soldado...

Em meio a impugnação de candidato, pesquisa divulga cenários em Ariquemes

  Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Phoenix, entre os dias 5 e 7 de setembro de 2024, analisou os primeiros cenários para...

Governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS

Medida será por meio de projeto de lei a ser enviado ao Congresso O governo federal enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para...

Governo de RO lança campanhas educativas para promover um trânsito seguro...

Para lançamento das campanhas foi realizada uma blitz educativa, em Porto Velho   Com foco na segurança do trânsito e proteção à vida, o Departamento Estadual...

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios em Grand Prix de Zagreb

Neste domingo, foram dois bronzes e uma prata O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na...























Banner




Pular para a barra de ferramentas