Segunda-feira-15 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

PL de Ribeiro do Sinpol que facilita comunicação entre policiais e condutor autista é aprovado

Projeto tem como objetivo facilitar a comunicação entre os agentes de segurança e o condutor com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) na terça-feira (19), o Projeto de Lei 84/2023, de autoria do deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), denominado “Carteira Azul”, foi aprovado com unanimidade.

 

O PL tem como objetivo facilitar a comunicação entre os agentes de segurança e o condutor com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Carteira Azul, trata-se de um porta documento que deverá guardar a CNH e demais registros pessoais do condutor autista, bem como, constar orientações ao seu portador e aos agentes de segurança.

 

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol destacou a importância do PL para instruir os profissionais da segurança pública e condutores com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o parlamentar, se faz necessário essa proposta de lei, pois cada autista tem seu próprio conjunto de particularidades, tornando-se único.

 

“Uma carteira contendo orientações gerais, facilita a identificação, tendo em vista que durante uma abordagem policial, as pessoas com TEA, podem apresentar comportamentos de nervosismo, desconforto, insatisfação, movimentos repetitivos, contato visual incomum e outros”, afirmou o parlamentar.

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos Centros de Formação de Condutores, a carteira azul deverá ser disponibilizada. A lei também garante que a pessoa com TEA poderá ter mais de uma carteira azul.

 

O projeto

 

Em explicação, o PL, direciona orientações aos condutores com TEA, sobre manter as mãos sobre o volante; apresentar a Carteira Azul; responder os agentes de segurança evitando movimentos bruscos e aguardar a manifestação do fim da abordagem.

 

As orientações aos agentes de segurança pública, deverão constar que: o condutor com TEA pode apresentar movimentos corporais repetitivos ou inquietação, impedindo o contato visual; sinais de ansiedade, devido a exposição de luz forte e som alto; caso haja reação desproporcional por parte do condutor, entrar em contato com familiar, cujo número consta na Carteira Azul; conceder um tempo maior para formulação das respostas e uso de linguagem simples e objetiva.

 

Texto: Anderson Nascimento I Assessoria Parlamentar
Foto: Antonio Lucas I Secom ALE/RO

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Prefeitura intensifica limpeza do sistema de drenagem, mas solicita ajuda da...

Descarte incorreto do lixo entope os canais e bueiros, e gera transtornos para os moradores Equipes da Seinfra realizam a limpeza entre outras ações, mas...

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Verba vai para o Fundo Estadual de Saúde em acordo com o Consórcio Brasil Central. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Motorista embriagada invade sede de associação de idosos em Porto Velho

Da Redação - Uma motorista foi detida na noite de domingo (14) após colidir com a sede da Associação dos Idosos do bairro Aeroclube,...