Banner

Banner
Banner
Banner

Segunda-feira, 13 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Segunda-feira, 13 de maio de 2024 - Email: [email protected]


PL de Ribeiro do Sinpol que facilita comunicação entre policiais e condutor autista é aprovado

Projeto tem como objetivo facilitar a comunicação entre os agentes de segurança e o condutor com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) na terça-feira (19), o Projeto de Lei 84/2023, de autoria do deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), denominado “Carteira Azul”, foi aprovado com unanimidade.

 

O PL tem como objetivo facilitar a comunicação entre os agentes de segurança e o condutor com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Carteira Azul, trata-se de um porta documento que deverá guardar a CNH e demais registros pessoais do condutor autista, bem como, constar orientações ao seu portador e aos agentes de segurança.

 

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol destacou a importância do PL para instruir os profissionais da segurança pública e condutores com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o parlamentar, se faz necessário essa proposta de lei, pois cada autista tem seu próprio conjunto de particularidades, tornando-se único.

 

“Uma carteira contendo orientações gerais, facilita a identificação, tendo em vista que durante uma abordagem policial, as pessoas com TEA, podem apresentar comportamentos de nervosismo, desconforto, insatisfação, movimentos repetitivos, contato visual incomum e outros”, afirmou o parlamentar.

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos Centros de Formação de Condutores, a carteira azul deverá ser disponibilizada. A lei também garante que a pessoa com TEA poderá ter mais de uma carteira azul.

 

O projeto

 

Em explicação, o PL, direciona orientações aos condutores com TEA, sobre manter as mãos sobre o volante; apresentar a Carteira Azul; responder os agentes de segurança evitando movimentos bruscos e aguardar a manifestação do fim da abordagem.

 

As orientações aos agentes de segurança pública, deverão constar que: o condutor com TEA pode apresentar movimentos corporais repetitivos ou inquietação, impedindo o contato visual; sinais de ansiedade, devido a exposição de luz forte e som alto; caso haja reação desproporcional por parte do condutor, entrar em contato com familiar, cujo número consta na Carteira Azul; conceder um tempo maior para formulação das respostas e uso de linguagem simples e objetiva.

 

Texto: Anderson Nascimento I Assessoria Parlamentar
Foto: Antonio Lucas I Secom ALE/RO

 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos...

Prefeitos estão focados nas ações de resgate, avaliou ministro Repórter da Agência Brasil - Brasília O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse...

Detran-RO realiza em junho leilão eletrônico de mais de 650 veículos...

Veículos estarão à disposição para visitação nas Ciretrans de Ariquemes, Buritis, Cujubim, Machadinho e Rio Crespo O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) torna público o Edital nº...

Voluntários recebem donativos da campanha SOS Rio Grande do Sul no...

Doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Mais de 20 servidores voluntários trabalham fazendo a organização e curadoria O Prédio do...

“Navio terá multa se não descarbonizar combustível”, alerta Mercadante

Tomaz Silva/Agência Brasil Economia Para ele, país precisa estar preparado para mudanças O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, chamou a...

Porto velho sofre primeira derrota na Série D do Brasileiro e Manauara se isola na liderança

SÉRIE D O Manauara venceu por 3 a 1, conquistando a terceira vitória consecutiva Por LS Esporte No jogo dos líderes, pela 3ª rodada da 1ª fase...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas