Sexta-feira-12 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Contribuintes podem fortalecer ações para crianças e idosos em Rondônia doando parte do Imposto de Renda

Ações governamentais poderão ser fortalecidas com a adesão dos contribuintes do Imposto de Renda à campanha

 

Os contribuintes do Imposto de Renda – IR em Rondônia estão sendo incentivados pelo quinto ano consecutivo, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, a contribuírem com o fortalecimento dos direitos de crianças, adolescentes e da pessoa idosa, com a campanha Declare seu AmorLançada em 2018, com o objetivo de arrecadar recursos oriundos da doação do IR para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Funedca e ao Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – Fedipi.

A campanha pode receber a adesão de qualquer contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, que pretenda optar pela doação de até 6% do valor a ser pago ao Governo Federal para os fundos.

O contribuinte que quiser financiar projetos destinados às políticas publicadas voltadas às crianças, adolescentes e pessoas idosas, em especial, as que se encontram em situação vulnerável, deverá indicar o percentual no ato do preenchimento do formulário da declaração do IR, cujo prazo segue até 31 de maio.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha comenta da relevância deste movimento. “A doação de parte desse imposto é vantajosa para o contribuinte, uma vez que poderá decidir sobre a destinação de parte do imposto de renda para uma causa nobre, que fortalece as ações do Governo do Estado, contribuindo com a promoção da garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos, por meio dos respectivos fundos”, disse.

Campanha também visa melhoria das ações voltadas aos idosos

A secretária da Seas, Luana Rocha destacou que, os benefícios do ato da doação servem como subsídio para a implementação contínua e eficiente de políticas públicas, voltadas às populações mais vulneráveis, que em sua maioria são crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

“Esta campanha, como o próprio nome já diz, é uma oportunidade que temos, como contribuintes, para declararmos nosso amor ao próximo, ajudando a financiar projetos sociais que garantem a proteção integral da criança e do adolescente e da pessoa idosa, que tanto precisam de nossa intervenção como agente público”, ressaltou Luana Rocha, completando que são muitos os programas, projetos e ações da Seas, mas com a participação dos contribuintes a tendência é ampliar o número de beneficiários.

COMO DOAR

No caso de pessoa física, optando pelo regime de deduções legais na declaração, podem ser destinados até 6% do imposto. Durante o ano, os valores ou bens poderão ser doados diretamente aos fundos especiais, e aos projetos previamente aprovados pelos órgãos competentes. Outra opção é fazer a doação diretamente na entrega da declaração do IR, optando por doar até 3% do imposto para os fundos de proteção às crianças e adolescentes e mais 3% aos fundos de proteção aos idosos. Conforme a Receita Federal, esses valores são deduzidos do imposto de renda devido, ou seja, não se paga nada a mais por isso.

Com relação às pessoas jurídicas, se a empresa for tributada pelo lucro real, os valores poderão ser deduzidos do imposto devido, na contabilidade e escrituração da empresa.

Fonte

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça, Arquivo Seas e Edie Cruz
Secom – Governo de Rondônia

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

CONSULTAS E EXAMES Prefeitura reforça cuidado com servidores e leva exames...

O atendimento de saúde preventiva reduz deslocamentos dos servidores até a capital Atendimentos incluem consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais A Prefeitura de Porto...

Deputado Alan Queiroz solicita prorrogação do “Programa Luz para Todos” no...

```Tal solicitação visa promover inclusão social, geração de renda e melhor qualidade de vida para a população.``` Diante da importância social e econômica para a...

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

PARQUE DA CIDADE Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

  Evento reúne gastronomia, música e tradições de 12 países no Parque da Cidade   Evento segue até sábado (13), com entrada gratuita e programação diária das...