Banner

Banner
Banner
Banner

Domingo, 12 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 12 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Senado aprova liberação de fundos para financiar piso da enfermagem

Marcelo Castro relatou o projeto, que agora segue para a Câmara

Agência Senado/Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou ontem (4) o projeto de lei que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social (PLP 44/2022). Segundo o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), a medida é uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto atualiza duas leis que autorizaram a transposição de saldos financeiros ociosos dos fundos. Desse modo, as verbas podem ser usadas dentro das áreas de saúde e assistência para finalidades diferentes das originais. O objetivo das leis era disponibilizar recursos adicionais para o combate à covid-19 nos estados e municípios. A autorização, válida até o final de 2021, fica prorrogada para o final de 2023.

Castro destacou que a aprovação do projeto é a primeira solução apresentada pelo Senado para destravar o piso da enfermagem, que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

Castro afirma que a liberação dos recursos dos fundos é uma “injeção na veia” para os entes da federação, ao mesmo tempo que não traz impacto fiscal.

— São recursos que já estão nos estados e municípios, e nós vamos apenas permitir que eles possam ter outra destinação, diferente daquela para a qual foram transferidas pelo governo federal, para que os entes subnacionais possam ter um reforço de caixa para fazer face a esse aumento de despesa que nós reconhecemos.

O senador estima que a prorrogação das transposições financeiras disponibilizaria imediatamente R$ 4 bilhões para os estados e municípios. Ele ressaltou que a medida é apenas temporária, para permitir que os entes se planejem para assumirem o pagamento do piso com recursos próprios no futuro. Também lembrou que o Congresso ainda precisa deliberar sobre saídas para ajudar o cumprimento do piso no setor privado e nos hospitais filantrópicos e santas casas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parabenizou Marcelo Castro pela relatoria e lembrou que o colega também é o relator-geral do Orçamento da União para 2023 e nessa posição poderá dar outras contribuições para solucionar a questão do piso da enfermagem. Pacheco também destacou que o projeto de lei tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios.

— Vossa Excelência renova o compromisso do Senado com o piso nacional da enfermagem. Isso nasceu no Congresso Nacional, transformou-se em lei, que foi sancionada pelo presidente da República, e evidentemente nós queremos ver a lei cumprida. Essa suspensão temporária por ordem do STF é tão somente para que busquemos a solução da fonte de custeio, que é exatamente o que fazemos aqui hoje.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos...

Prefeitos estão focados nas ações de resgate, avaliou ministro Repórter da Agência Brasil - Brasília O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse...

Detran-RO realiza em junho leilão eletrônico de mais de 650 veículos...

Veículos estarão à disposição para visitação nas Ciretrans de Ariquemes, Buritis, Cujubim, Machadinho e Rio Crespo O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) torna público o Edital nº...

Voluntários recebem donativos da campanha SOS Rio Grande do Sul no...

Doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Mais de 20 servidores voluntários trabalham fazendo a organização e curadoria O Prédio do...

“Navio terá multa se não descarbonizar combustível”, alerta Mercadante

Tomaz Silva/Agência Brasil Economia Para ele, país precisa estar preparado para mudanças O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, chamou a...

Inédito: Gilliard Gomes entrega Terceira Ponte Mista de Concreto em Theobroma

O Prefeito Gilliard Gomes (PSD), acaba de realizar algo inédito na história política e administrativa do município de Theobroma. Na manhã deste sábado (11), em...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas