Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Plano de governo: Marcos Rogério (PL)

Por g1 RO

Marcos Rogério, candidato a governador de Rondônia pelo PL — Foto: Jaíne Quele Cruz

O candidato do PL em Rondônia para a eleição em 2022, Marcos Rogério, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 42 páginas divididas em 10 arquivos, o documento inicia apontando problemas enfrentados no estado como a fila para exames de saúde, baixa cobertura no saneamento básico, índices negativos com relação à segurança pública no estado, baixo desempenho acadêmico na educação básica e a empregabilidade e renda da população no estado.

Na sequência, lista uma série de medidas que o candidato pretende adotar se for eleito governador em outubro. As propostas foram divididas em:

Saúde

Para a saúde, as ações estratégicas propostas pelo candidato são a regionalização da saúde, com a construção de novas estruturas e aparelhamento das já existentes; a construção de um novo hospital de urgência e emergência de alta complexidade na capital; a implantação do Centro de Saúde Menta; e a ampliação da cobertura de saneamento básico.

Na educação, Marcos Rogério fala da modernização das escolas com transformação de seus espaços e com a utilização de recursos tecnológicos para tornar o ambiente mais atrativo; oferta de ensino de programação e robótica nas escolas; valorização e desenvolvimento dos profissionais de educação; incentivo ao ensino profissionalizante; e ampliação da oferta do Ensino Médio Integral.

Desenvolvimento social

O plano de governo também aborda propostas para o desenvolvimento social, como ampliação da escolaridade de jovens e adultos; parceria com os municípios e terceiro setor, priorizando a primeira infância; capacitação dos jovens para o trabalho; promoção e fortalecimento da inclusão digital; e inclusão produtiva dos adultos.

Segurança

O candidato aponta um aumento no índice de mortes violentas o estado e coloca como propostas para resolver o problema da segurança pública a integração das forças para o combate ao crime; o aumento da sensação de segurança com rondas policiais; a criação de um núcleo especializado em segurança no campo; e o aumento do investimento em tecnologia e treinamento.

Infraestrutura e logística de integração

Para este tópico, o candidato diz que pretende ampliar e qualificar a infraestrutura rodoviária e de estradas no meio rural como base para o desenvolvimento econômico do estado; implantar novos modais integrados de transporte; apoiar a instalação de empreendimentos portuários no Estado de Rondônia; e apoiar os municípios na infraestrutura de integração dos distritos.

Agropecuária também é um ponto discutido no plano de governo, e para esse tema são apresentadas propostas como: aumentar a produtividade no campo, por meio da promoção do empreendedorismo e da extensão rural; fortalecer a Agricultura Familiar; apoiar o desenvolvimento de agroindústrias e cooperativas, com ênfase na agregação de valor; e simplificar o processo de licenciamento dos empreendimentos rurais.

Inovação, ciência e tecnologia

A transformação do estado em polo de inovação, ciência e tecnologia é um dos objetivos do candidato, de acordo com o plano. Para isso, ele pretende fomentar novos negócios e empreendimentos inovadores; incentivar a formação e a fixação de mestres e doutores; e apoiar projetos científicos, tecnológicos, de desenvolvimento e inovação aplicados às políticas públicas estaduais.

Esporte, cultura e lazer

Marcos Rogério diz que pretende tornar esporte, cultura e lazer propulsores de desenvolvimento econômico e de identidade cultural com o fortalecimento das federações desportivas do Estado; estímulo à Economia Criativa com a Construção de Centros de Convenções para organização de grandes eventos; incentivo à rede de serviços ligadas ao turismo; e o fortalecimento das associações culturais e recreativas.

Ordenamento e meio ambiente

Para o meio ambiente, Marcos Rogério propõe a certificação de reservas ambientais para venda de créditos de carbono; assegurar a implantação da política pública estadual de proteção aos animais; criação de um selo verde para fortalecer o branding de nossos produtos e serviços; regularização fundiária de áreas não destinadas em parceria com municípios e União; e a recuperação de áreas degradadas.

Gestão pública

 

O último tópico apontado no plano de governo é sobre gestão pública, aonde o candidato diz que pretende trabalhar para o desenvolvimento e valorização das pessoas; gestão fiscal eficiente; desburocratização e processos mais ágeis; tecnologia como facilitadora na execução e acesso aos serviços públicos; governança que estabeleça mecanismos de monitoramento e cobranças dentro e fora do estado para organizar uma convergência com as melhores práticas de gestão; e a integração e cooperação com os municípios com o compartilhamento de melhores práticas de gestão.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Rondônia se destaca no empreendedorismo sustentável e reforça liderança do Brasil no GEM 2024

Crescimento dos empreendedores rondonienses reflete tendência global de aliar competitividade e sustentabilidade nos negócios O Brasil alcançou novamente uma posição de liderança no cenário internacional...

RECURSOS HÍDRICOS: Rondônia avança na gestão das águas e atinge metas...

O certificado demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a gestão dos recursos hídricos   O estado de Rondônia  foi certificado pela Agência Nacional de Águas...

OBRA FINALIZADA: Após mais de uma década, USF Três Marias é...

Os atendimentos começam às 7h desta terça-feira (26)       O final da tarde desta segunda-feira (25) ficará marcado na memória das comunidades dos bairros Três Marias,...

NASA Space Apps Challenge é lançado oficialmente em Vilhena durante o...

Cidade do Cone Sul de Rondônia será palco da maior maratona de inovação aberta do mundo, conectando talentos locais a desafios globais   O município de...

Rota 22 resgata as grandes obras do governo Bolsonaro em Rondônia

Em 2021, a ponte do Abunã foi inaugurada após anos de espera da população. A obra recebeu mais de R$ 160 milhões em investimentos...



























Pular para a barra de ferramentas