Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Profissionais de saúde recebem capacitação para aplicação de vacinas

Profissionais serão vacinados dentro das unidades municipais e dos hospitais particulares de Porto Velho

Profissionais recebem orientações para aplicação das vacinasProfissionais recebem orientações para aplicação das vacinasNa próxima segunda-feira (11) terá início a vacinação contra influenza e sarampo nos profissionais de saúde dentro das unidades municipais e dos hospitais particulares de Porto Velho. Para que o trabalho seja mais uma vez realizado com êxito, vários trabalhadores da área participaram de uma capacitação na tarde de quarta-feira (6), na secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“Hoje a gente traz aqui enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal da saúde do trabalhador e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre outros, para uma capacitação, para eles conhecerem as vacinas, saber as reações vacinais, o que fazer diante de cada uma e, principalmente, que eles nos ajudem nesse intuito, de proteger os próprios profissionais”, destacou a gerente de imunização, Elizeth Gomes.

O objetivo, além da capacitação, é a prevenção dos profissionais, desafogar as unidades de saúde e fazer com que os trabalhadores não saiam dos seus locais de trabalho, mas que sejam vacinados no mesmo ambiente. “Isso facilita a vida deles e a nossa também, para evitar aglomerações nas unidades. A gente tenta fazer isso para que fique da melhor maneira possível”, comentou.

A enfermeira Surama Bastos participou da capacitação A enfermeira Surama Bastos participou da capacitação

INFORMAÇÕES

Durante o treinamento os profissionais recebem todas as orientações possíveis com relação a vacina que vão trabalhar, como administrar, os componentes, as reações, e qual a cepa que mudou, entre outras informações. “Sabemos que a cepa que mudou é a H3N2, que foi incluída na vacina da gripe este ano”, disse Elizeth Gomes.

Ela acrescenta que a vacina da influenza a ser aplicada é denominada trivalente, desenvolvida para combater os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.

“Para nós é essencial que tenhamos multiplicadores dentro das unidades do município e particulares, pois quando chegar alguém com uma reação vacinal eu já tenho um profissional, enfermeiro ou técnico capacitado para atender o paciente, saber reconhecer os sintomas, acalmar a pessoa e informar que nas primeiras 24 horas alguma reação é esperada, mas que não precisa se preocupar”, finalizou a gerente de imunização.

Gerente de enfermagem do Hospital do Amor, a enfermeira Surama Bastos, que também participou da capacitação promovida pela Semusa, enalteceu a iniciativa.

“O conhecimento da sintomatologia das vacinas é algo que causa alguma estranheza na população. Muitas das vezes essas reações da vacina podem levar a população a uma unidade básica de saúde desnecessariamente. Um profissional bem instruído com relação a esses sintomas pós-vacina vai ajudar muito a evitar aglomerações nas unidades básicas e nos outros hospitais também”, avaliou.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Rondônia tem redução de 35% na taxa de desmatamento...

A redução da taxa é o resultado do trabalho realizado pela Sedam durante todo o ano     O estado de Rondônia registrou uma queda de 35%...

Lei criada pela Assembleia em 1991 garantiu preservação da Estrada de...

No Dia do Patrimônio Histórico, Alero destaca a importância da Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos mais emblemáticos da Amazônia Ocidental.     A...

Dra. Taíssa solicita manutenção na 1ª ponte da Linha 21B, em...

Parlamentar reforça importância da obra para garantir segurança e acesso da comunidade. A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) apresentou, por meio da Indicação nº...

Deputado Alan Queiroz entrega equipamentos para nova sala de parto no...

```A emenda parlamentar viabiliza uma estrutura moderna para garantir mais segurança e humanização no atendimento às gestantes do município.```   Com o objetivo de fortalecer a...

Inscrições para projeto Rondônia Recicla podem ser feitas por formulário digital e seguem abertas até setembro

  Em Rondônia, 57 catadores de materiais recicláveis já receberam o kit do Projeto Recicla Rondônia   Com o objetivo de incentivar a coleta seletiva e a...



























Pular para a barra de ferramentas