Domingo-14 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Primeiro ano da reeleição de Hildon Chaves é marcado por avanços históricos


Ações inéditas da gestão municipal tornam Porto Velho uma das capitais que mais avançam no Brasil

Nesta segunda- feira, 29, faz um ano que Hildon Chaves (PSDB) foi reeleito como prefeito de Porto Velho. Além da vitória nas urnas, o chefe do Executivo venceu obstáculos e conseguiu cumprir importantes metas traçadas no primeiro mandato.

Graças ao seu estilo de administrar, Porto Velho tornou- se uma das capitais que mais avançam no Brasil. O município saiu da posição oito para cinco no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

Trata- se de uma iniciativa do Tesouro Nacional que busca a melhoria da qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro.

O legado da atual administração vai ficar registrado em obras visíveis e em ações intangíveis como o trabalho que a primeira- dama, Ieda Chaves, vem realizando com o salário do prefeito. Desde o início do primeiro mandato, ele doa integralmente os proventos para ações de cunho social.

No último mês de setembro, Hildon Chaves cumpriu uma das mais aguardadas promessas de campanha. Anunciou a escolha do melhor estudo técnico para atender Porto Velho com implantação, expansão, readequação, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário do município.

“Estamos avançando nos eixos do saneamento básico, a exemplo da outra concessão de coleta e tratamento de resíduos sólidos e aterramento sanitário”, frisou. Além de bater recorde em pavimentação asfáltica, ele tem como outra prioridade tirar de Porto Velho o título de pior capital no quesito saneamento básico.

Perante o Brasil, a capital rondoniense vem se destacando também em questões sociais, como por exemplo, o projeto de lei que Hildon Chaves assinou e foi aprovado pela Câmara, estabelecendo a distribuição de absorventes femininos para estudantes da rede municipal de ensino e mulheres em vulnerabilidade social.

A valorização dos direitos humanos por parte da gestão ganhou destaque nacional. O apresentador Marcos Mion fez elogios publicamente ao empenho do prefeito e da primeira- dama para que a capital de Rondônia fosse uma das primeiras no País a sancionar, na esfera municipal, a lei Romeu Mion.

Com essa legislação é garantida a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). “Ieda parabéns, Hildon parabéns que vocês sirvam de exemplo para o estado de Rondônia e para todo o País”, reconheceu o apresentador.

João Albuquerque – 29-11-21

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MAIS EDUCAÇÃO INFANTIL Semed convoca pais para efetivar matrículas da 4ª chamada do programa

Chamamento é direcionado aos pais ou responsáveis de crianças inscritas   Secretaria busca garantir que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas A Secretaria Municipal de Educação (Semed)...

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Verba vai para o Fundo Estadual de Saúde em acordo com o Consórcio Brasil Central. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátrico domiciliar pelo...