Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Cirurgia de captação de córneas, rins e fígado é realizada; órgãos vão atender pacientes de quatro estados

Foto: Semcom

Mais um procedimento cirúrgico de captação de órgãos foi realizada em Cacoal, na quinta-feira (8), no Hospital Regional (HRC) e contou com o apoio de uma equipe de Porto Velho, da Coordenação de Organização de Procura de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e outra equipe do Distrito Federal, que chegou ao município rondoniense com o apoio da Força Área Brasileira (FAB).

Desde a implantação deste serviço no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, pelo Governo de Rondônia, 23 cirurgias de captação de órgãos já foram realizadas, sendo 11 procedimentos feitos no Hospital Regional e 12 no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro). A cirurgia de captação de órgãos só acontece mediante a autorização da família e após o diagnóstico de morte encefálica.

No caso do procedimento realizado na quinta-feira, o doador foi um homem, de 42 anos, de Costa Marques, vítima de um traumatismo cranioencefálico. A esposa e o irmão do paciente autorizaram a doação. A decisão vai fazer a diferença na vida de pacientes dos estados de Rondônia, Distrito Federal, Goiás e São Paulo que aguardavam na fila para transplantes.
“A doação de órgãos no Brasil só pode acontecer se a família do doador autorizar. Neste caso, é de extrema importância, se você tem interesse de ser um doador de órgãos, que você comunique a sua família em vida”, explicou a enfermeira Érika Fernanda, da equipe da Sesau de Porto Velho.

Érika diz ainda que o doador deve deixar explícita a sua vontade. “Caso aconteça, no momento certo, uma equipe vai perguntar à família sobre essa possibilidade da doação e a mesma poderá ser efetivada”.

Conforme a enfermeira, antes era possível incluir no documento de identidade (RG) a informação quanto a opção por doar órgãos. “Hoje essa documentação não vale mais! Desde 2001, somente a família pode autorizar”, enfatiza Érika.

Com a autorização, o processo precisa acontecer da forma mais rápida possível. Isso porque cada órgão tem um tempo específico que pode permanecer fora do corpo humano. “Aqui em Rondônia nós conseguimos realizar a captação de rins, córneas e fígado justamente pelo tempo que esses órgãos podem suportar fora do corpo. O fígado, por exemplo, suporta entre seis e doze horas. Por isso, inclusive, temos o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que vem com um avião e equipes preparadas, permanecem aguardando até o órgão ser retirado, para então fazer o transporte da forma mais rápida possível para o destino final”, ressalta a enfermeira.

Atualmente, no estado de Rondônia, há todas as condições apropriadas para a captação e transplante de córneas e também de rins. “Qualquer outro órgão, é acionada a Central Nacional de Transplantes e estes órgãos são ofertados para o Brasil. O Estado que aceita o órgão vem para Rondônia fazer a captação, já visando a realização do transplante”, pontua Érika.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

BEM-ESTAR Saiba como aproveitar atividades físicas no calor amazônico

  Estrutura do Parque da Cidade e dicas de hidratação garantem que população mantenha rotina saudável em Porto Velho       O intenso calor do verão amazônico tem...