Terça-feira, 29 de outubro de 2024 - Email: [email protected]

Terça-feira, 29 de outubro de 2024 - Email: [email protected]


Prefeita de Cacoal é transferida para Porto Velho e continua candidata a reeleição

Na tarde desta quinta-feira (01), foi transferida para Porto Velho a ex-deputada e atual prefeita do município de Cacoal, Glaucione Rodrigues, que foi presa pela Polícia Federal na manhã da última sexta-feira (25), durante a deflagração da operação Reciclagem para apurar crimes contra a Administração Pública.

Além da prefeita, outros três prefeitos e um ex-deputado estadual alvos de mandados de prisão preventiva também foram transferidos para a capital a aproximadamente 479 quilômetros de Cacoal. De acordo com a PF, as investigações iniciaram em 2019 e constataram indícios de corrupção através de recebimento de propinas para a contratação de serviços públicos.

Eles chegaram agora a pouco em Porto Velho e foram para o IML fazer exame de corpo e delito, atendendo a uma determinação da justiça para que os mesmos não possam interferir nas investigações mesmo estando presos.

REELEIÇÃO

A Prefeita de Cacoal até o presente momento não renunciou ao seu mandato e muito menos a sua candidatura à reeleição como muitos apoiadores e opositores esperam. Como divulgado anteriormente, pessoas próximas à prefeita teriam afirmado que ela não abre mão do mandato por entender que tem condições de provar sua inocência perante a sociedade e principalmente à população cacoalense que é sua maior preocupação.

Glaucione Rodrigues foi eleita prefeita em 2016 com quase 20 mil votos, o que equivale a 44,90% dos votos e disputou a prefeitura com outros cinco adversários. No auge de sua vida pública, transformou Cacoal em um canteiro de obras nunca visto, com obras por todos os bairros e distritos de Cacoal. Muito querida pela população, era cotada para ser reeleita com facilidade em Cacoal.

Graças à sua atuação à frente da administração, Cacoal foi destaque em avaliação do Tribunal de Contas do Estado-RO em relação ao quesito transparência e anticorrupção, com a nota 98,5.

Esses dados foram divulgados em novembro de 2019, em avaliação dos quesitos transparência e anticorrupção e o TCE-RO aprovou, por unanimidade, as contas dos exercícios 2017 e 2018 administração da prefeita Glaucione Rodrigues. Na transparência a nível nacional, com a avaliação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Cacoal alcançou o primeiro lugar no Estado e o 15º no ranking nacional.

A nota atribuída pelo órgão de controle externo de Rondônia é uma das mais altas do país, 98,05. Em 2016, a nota dada pelo Tribunal de Contas do Estado foi de 3,75. No ano seguinte subiu para 91,91, e o novo avanço revela ainda mais ações com foco na transparência. Já a nota do MPF subiu de 3,0 para 9,6, no ano passado.

O principal diferencial é a transparência nas contas públicas, processos e divulgação de informações à comunidade no portal da Transparência. A prefeita destacou-se em seus esforços para que todos os servidores cumprissem a lei e, principalmente, possibilitar que a população tivesse acesso às informações do município. “É uma gestão de transparência e lisura nos processos públicos”, disse em uma das entrevistas.

Em destaque no cenário nacional, a Prefeitura de Cacoal foi convidada, através da Controladoria Geral do Município, para participar em Brasília, em dezembro de 2019, de um Fórum Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela CGU.

ARMAÇÕES POLÍTICAS

Em Cuiabá, o prefeito que é candidato a reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), passa por situação parecida com a da prefeita de Cacoal. Foi denunciado quando era ainda deputado estadual por receber maços de dinheiro do ex-chefe de gabinete do governador que supostamente seria de propina. O prefeito diz que seus opositores usam esse episódio para promoverem suas campanhas eleitorais e sujarem sua imagem. “Estou terminando o meu mandato, nenhuma mácula. Nada, nada, nada, que afete uma gestão popular. Cuiabá é um canteiro de obras”, afirmou durante entrevistas.

E até hoje não foi comprovado que realmente o dinheiro seria de propina, tanto é que o prefeito foi eleito em 2016 mesmo preso e é o favorito para ser reeleito.

QUEM É GLAUCIONE RODRIGUES?

Glaucione é funcionária pública no município de Cacoal. Foi concursada em 1994 como datilógrafa. É formada em Letras e tem pós-graduação em administração hospitalar e em gerenciamento de Unidade Básica de Saúde, além de ter formação em Direito.

Foi secretaria municipal da saúde em Cacoal de 1994 a 1996. Assumiu novamente em 2001 e em 2002. Glaucione também foi adjunta da Secretaria Municipal da Saúde em Ariquemes no período de 2001 a 2002. Foi eleita vereadora em 2000, para um mandato de quatro anos. No ano de 2010 foi eleita deputada estadual, e em 2014, foi reeleita, sendo a segunda mais bem votada do estado de Rondônia. Em 2016 foi eleita prefeita de Cacoal.

Um mulher que tem 26 anos de vida pública sem nenhuma mácula, a não ser esse episódio do vídeo que foi amplamente divulgado em rede nacional, mas que pessoas ligadas a ela afirmam que não foram divulgados na íntegra com seus áudios.

“A prefeita assumiu uma prefeitura falida, sem maquinários, com unidades de saúde e escolas destruídas, estradas vicinais e ruas da cidade intrafegáveis. Transformou a cidade em um canteiro de obras, ruas que se tornaram “tapetes” e falam com irresponsabilidade que ela é corrupta. É mais uma maldade que nós de Cacoal não merecíamos passar. Eu acredito que ela vai provar sua inocência”, finalizou um morador que não quis ser identificado.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Reunião estratégica na Alero foca em combate aos alagamentos em Porto...

Deputados estaduais Alan Queiroz e Marcelo Cruz participaram do encontro com os vereadores eleitos na capital. A busca por soluções para os alagamentos em Porto...

Semusb credencia e licencia vendedores ambulantes para trabalhar no feriado de...

Ambos os cadastros encerram nesta sexta-feira (25) Interessados devem apresentar a documentação exigida no Protocolo da Fiscalização de Posturas Os editais da Secretaria Municipal de Saneamento...

Hildon Chaves parabeniza o prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes

  Prefeito da capital saudou o futuro chefe do executivo municipal   O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, parabenizou o prefeito eleito da capital, Léo Moraes,...

Mariana Carvalho manifesta confiança na vitória, ao votar na Escola Brasília

Candidata afirmou estar pronta para ser a primeira prefeita eleita de Porto Velho   Ao votar na manhã deste domingo (27), na Escola Brasília, no bairro...

Laerte Gomes destaca resultados expressivos do PSD no processo eleitoral de 2024 em Rondônia

Parlamentar também parabenizou a vitória do prefeito eleito, Léo Moraes na decisão do segundo turno em Porto Velho. 29/10/2024 16:53 Durante a sessão ordinária desta terça-feira...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas