BRASÍLIA – O líder do Podemos na Câmara, deputado federal Léo Moraes (RO), será o único representante do estado de Rondônia, no Parlamento Amazônico (Parlamaz), reinstalado nesta segunda-feira (21). Trata-se de um grupo de discussão sobre questões da Amazônia, que reúne representantes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Guiana, Suriname e Equador.
Inativo há cerca de oito anos, o Parlamaz foi criado em 1989 com o objetivo de estabelecer políticas integradas e estreitar as relações entre os países-membros para a discussão de questões da Amazônia, promovendo a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região. O Brasil participa do Parlamaz com o maior número de parlamentares: sendo cinco senadores e quatro deputados federais.
Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou estar honrado por ser um dos membros do Palamaz. “Fico honrado em poder representar Rondônia no Parlamento Amazônico. Nossa luta será pelo respeito à Amazônia e aos Amazônidas. Queremos que a população da Amazônia de fato seja escutada nesse debate. Precisamos valorizar e cuidar do nosso maior bem! O mundo e nós precisamos da Amazônia!”, escreveu.
A área desmatada na Amazônia entre agosto de 2019 e julho de 2020 foi de 11.088 km², de acordo com números oficiais do governo federal, divulgados no último mês, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o Inpe, trata-se de um aumento de 9,5% em relação ao período anterior (agosto de 2018 a julho de 2019), que registrou 10.129 km² de área desmatada.
Fonte: Assessoria