Domingo, 22 de setembro de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 22 de setembro de 2024 - Email: [email protected]


Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária da Uniron debatem aumento do desmatamento na pandemia e iminentes queimadas

PORTO VELHO – Alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Uniron põem a Amazônia em debate na Semana do Meio Ambiente, que irá até a próxima sexta-feira, dia 5 de junho. As palestras são transmitidas pelo BB C/olaborate/ plataforma de conferências virtuais.

Nem na pandemia, a Amazônia Brasileira para de queimar. Somente em abril deste ano, os alertas de desmatamento na floresta Amazônica cresceram 63,75%, se comparados ao mesmo mês do ano passado, analisa o sistema Deter-B, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Neste ano, foram emitidos alertas para 405,6 km², enquanto no ano anterior, no mesmo período, foram 247,7 km².

Para o Professor Doutor César Guimarães, titular de Poluição Atmosférica da Faculdade Uniron e Analista Ambiental do Ibama, a situação atual já é absurda. “As análises da evolução do desmatamento durante o contágio do novo Coronavírus demonstram que nem a pandemia arrefeceu a situação, porque os números sobem, em vez de recuar”, alertou.

Amanhã, sexta-feira, a partir das 19h, ele abordará o tema Evolução dos desmatamentos e focos de calor na última década no Estado de Rondônia: perspectivas e ações.

Segundo o professor Guimarães, apenas o poder público não freia os exagerados crimes ambientais em Rondônia. “Se não tomarmos consciência de que também precisamos envolver parentes, vizinhos e conhecidos no combate a esse atentado contra Amazônia, pouco valerá a pena essa luta; lamentavelmente, os focos de calor tendem a aumentar, em consequência dos novos desmatamentos já ocorridos”.

Tradicionalmente, a preocupação ambiental é uma marca dos acadêmicos de engenharia ambiental e sanitária da Uniron, devido ao escopo do curso. “Essa preocupação é de suma importância para Rondônia e para a Humanidade”, comenta o acadêmico Francisco José do Nascimento, colaborador do evento.

Zezinho, como é conhecido, lembra que Rondônia possui uma posição crucial do ponto de vista ambiental, econômico e estratégico. Nesse aspecto, para as palestras os alunos de engenharia ambiental e buscaram no mercado profissionais de renome em suas áreas. “Eles têm conexão próxima e direta com a pandemia e a nova cepa de vírus da Covid-19”, assinalou o acadêmico.

Ontem à noite, o engenheiro sanitarista Thiago Possmoser, Mestre em Saneamento e Diretor da Sanezon, falou a respeito de Saneamento e Coronavírus – Quais os cuidados?

Sanezon Projetos Ambientais e Sanitários é uma organização que trabalha em saneamento e sustentabilidade na Amazônia, especialmente em Ji-Paraná, Rondônia, Acre e Amazonas.

Hoje, quinta-feira, a partir das 19h, alunos do 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária participarão de mesa redonda com o tema: Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde em tempos de pandemia.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Dia D pela Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado...

  Ação visa a inserção no mercado de trabalho, capacitação profissional e contato com empresas que valorizam a inclusão   Será realizado cadastro e atualização dos dados...

SENAI-RO certifica técnicos do curso de refrigeração em parceria com a...

Nesta semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), em parceria com a empresa de eletroeletrônicos TCL, realizou o curso de aperfeiçoamento...

Sebrae e CDL’s rondonienses vão à Santa Catarina para a Convenção...

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia e presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Darci Agostinho Cerutti, está liderando...

Deputados aprovam recursos para o turismo de Rondônia

Sinalização turística atenderá 22 municípios. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, que autorizam a destinação de...

Produtores do setor chacareiro de Porto Velho são contemplados com entrega de calcário pelo governo de RO

Ao todo,  foram distribuídas 90 toneladas de calcário no setor chacareiro de Porto Velho   O governo de Rondônia segue com ações de entrega de calcário nas...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas