Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - Email: [email protected]

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - Email: [email protected]


Governo recomenda cloroquina aos pacientes, mas termo avisa, “tratamento pode levar a óbito”

Nesta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou o novo protocolo para tratamento de pacientes adultos infectados pelo Covid-19. No texto, a pasta recomenda o uso de cloroquina para todos os tipos de caso, dos mais leves aos mais agressivos, variando apenas a quantidade do fármaco a ser ministrada.

O documento, segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de ampliar o acesso dos pacientes a tratamento medicamentoso no âmbito do SUS e traz orientações para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico de COVID-19, listando as diferentes doses de cloroquina e hidroxicloroquina ao longo do tratamento.

Entretanto, faz ressalvas sobre o uso e alerta para possíveis efeitos colaterais do medicamento: “a Cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar efeitos colaterais como redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias, e alterações visuais por danos na retina”.

Além disso, afirma que ainda não há comprovação científica da eficácia deste tipo de tratamento para o combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2) e que tal decisão deve ser tomada em conjunto por médico e paciente, sendo que o o segundo precisará assinar um tempo de anuência.

“Compreendi, portanto, que não existe garantia de resultados positivos, e que o medicamento proposto pode inclusive agravar minha condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos”, cita trecho do Termo de Ciência e Consentimento que deverá ser assinado pelo paciente.

Definições para cada caso 

Casos leves – apresentam sintomas como anosmia (perda de olfato), ageusia (perda de paladar), coriza, diarreia, dor abdominal, febre, mialgia, tosse, fadiga e cefaleia.

O tratamento será feito da seguinte forma:

  • Fase 1 (do 1º ao 5º dia) e Fase 2 (do 6º ao 14º dia) – Cloroquina
    D1: 450mg 12/12h
    D2 ao D5: 450mg 24/24h
    +
    Azitromicina
    500mg 1x ao dia, durante 5 dias
    Ou
    Sulfato de Hidroxicloroquina
    D1: 400mg 12/12h
    D2 ao D5: 400mg 24/24h
    +
    Azitromicina
    500mg 1x ao dia, durante 5 dias

 

  • Fase 3 (após 14º dia) – Preescrever medicamento sintomático

Casos moderados – apresentam sintomas como Tosse persistente + febre persistente diária OU tosse persistente + piora progressiva de outro sintoma
relacionado a COVID19 (adinamia, prostração, hiporexia, diarreia) OU pelo menos um dos sintomas acima + presença de fator de risco. Serão tratados da seguinte forma:

  • Fase única – consider internação, afastar outras causas de gravidade, avaliar presença de infecção bacteriana, considerar corticoide se sinais e sintomas respiratórios e considerar anticoagulação.
  • Cloroquina
    D1: 450mg 12/12h
    D2 ao D5: 450mg 24/24h
    +
    Azitromicina
    500mg 1x ao dia, durante 5 dias
    Ou
    Sulfato de Hidroxicloroquina
    D1: 400mg 12/12h
    D2 ao D5: 400mg 24/24h
    +
    Azitromicina
    500mg 1x ao dia, durante 5 dias

Casos graves – apresentam sintomas como dispneia, que é a falta de ar aguda, e hipotensão. Devem ser tratados da seguinte forma:

  • Fase única – Internação Hospitalar, afastar outras causas de gravidade,
    avaliar presença de infecção bacteriana, considerar imunoglobina humana, considerar anticoagulação e considerar pulso de corticóide.

 

  • Sulfato de Hidroxicloroquina
    D1: 400mg 12/12h
    D2 ao D5: 400mg 24/24h
    +
    Azitromicina
    500mg 1x ao dia, durante 5 dias

 

 

 

Fonte: Painel Político



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Sebrae e CDL’s rondonienses vão à Santa Catarina para a Convenção...

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia e presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Darci Agostinho Cerutti, está liderando...

Deputados aprovam recursos para o turismo de Rondônia

Sinalização turística atenderá 22 municípios. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, que autorizam a destinação de...

Gislaine Lebrinha impulsiona agricultura em Urupá com investimento de R$ 144...

Recurso, via emenda parlamentar, beneficiará diretamente 130 produtores da região.     Valor já foi repassado à associação (Foto: Assessoria parlamentar) Os recursos destinados pela deputada estadual Gislaine...

Ação integrada em Santa Luzia d’Oeste promove regularização ambiental de propriedades...

Ação garante que as atividades agrícolas e pecuárias sejam realizadas de maneira responsável Com o objetivo de apoiar os produtores na verificação das informações do...

Jair Bolsonaro confirma comício em apoio a Mariana Carvalho, a candidata da direita na capital

Ex-presidente estará em Porto Velho no próximo dia 26, em evento que reúne a direita O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou a realização de um comício...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas