Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Defensoria Pública integra Gabinete de Enfrentamento da Pandemia na Educação de Rondônia

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia é instituição integrante do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação de Rondônia (Gaepe-RO), grupo criado na última terça-feira, 28, para discutir uma agenda educacional comum, com o objetivo de estabelecer diálogo com os gestores educacionais.

A ideia é que os membros do Gaepe possibilitem a criação de um ambiente de segurança jurídica para tomadas de decisão com soluções eficazes. Participam do grupo a DPE-RO, O Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Contas, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Justiça, e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa.

“É de extrema importância a criação de um grupo como o Gaepe no contexto de pandemia que estamos vivendo, pois é uma forma de impedir ações que não estejam juridicamente amparadas, ao mesmo tempo em que são formuladas alternativas e orientações aos gestores educacionais”, explica o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Nota técnica sobre suspensão das aulas

Na última quinta-feira, 30, o Gaepe expediu sua primeira nota técnica, abordando o tema da suspensão das aulas presenciais da rede municipal e estadual de ensino em Rondônia. Quem assina o documento pela Defensoria Pública é coordenador do Núcleo da Cidadania de Porto Velho, defensor público Ségio Muniz Neves.

De acordo com a nota, as aulas da rede pública devem continuar suspensas, como medida de prevenção ao contágio por coronavírus, uma vez que as atividades educacionais geralmente envolvem a proximidade, o compartilhamento de materiais e a aglomeração de pessoas. Segundo, o Gaepe isso pode resultar em um significativo aumento de casos levando a um caos na saúde pública.

Entretanto, para o Gaepe suspensão deve ocorrer sem que haja prejuízo da possibilidade de realização de atividades educacionais não presenciais ou remotas, como a educação à distância (EAD).

A nota técnica também traz informações quanto à retomada das aulas presenciais que deve ser planejada e gradual, em um regime de colaboração entre Estado e municípios. Um plano com protocolo deve ser adotado por cada município, condicionado à prévia comprovação dos riscos na saúde pública, realizada por especialistas da área de epidemiologia.

Por fim, o documento também discorre sobre o acolhimento dos profissionais e alunos, com avaliações e orientações de saúde, além da realização de análise diagnóstica para identificar defasagens em todo processo de aprendizagem.

 

 

 

 

Fonte: DPE-RO

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

BEM-ESTAR Saiba como aproveitar atividades físicas no calor amazônico

  Estrutura do Parque da Cidade e dicas de hidratação garantem que população mantenha rotina saudável em Porto Velho       O intenso calor do verão amazônico tem...