Quarta-feira, 09 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Exposição de fotografias sobre a cultura indígena é lançada em Vilhena

As imagens fora registradas em aldeias indígenas próximas a Vilhena.

Fotos podem ser conferidas pelo público até o dia 16 de agosto

 

Na noite desta sexta-feira, 26, foi realizado em Vilhena o lançamento da exposição fotográfica “Nambiquaras da Amazônia: riqueza cultural e tradição”, que tem como objetivo de mostrar a riqueza cultural dos indígenas que povoam Rondônia.

A exposição conta com a organização dos produtores culturais Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado que fazem parte do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica (Acemda).

Washington Kuipers que é autor das fotos que compõe a mostra conta que o projeto da exposição foi contemplado pelo “Prêmio de Fotografia Dana Merril – 2017” do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

“Estou muito feliz com a realização da exposição, pois acredito que ela vai contribuir para a valorização da cultura indígena Nambiquara. Agradecemos ao Governo de Rondônia e a Sejucel pelo apoio as manifestações culturais do Estado”, disse Washington Kuipers.

O lançamento da exposição contou com a presença da presidente da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), Katia Valeria da Silva, e indígenas Nambiquaras, ativistas culturais, comunicadores e da população em geral que prestigiou o lançamento da mostra fotográfica.

A presidente da FCV Katia Valeria parabenizou a organização do mostra e disse que a entidade está de portas abertas para apoiar projetos que valorizem a cultura local.

A jornalista Andréia Machado informou que a exposição conta com 20 fotografias feitas em aldeias indígenas próximas ao município de Vilhena.

A jovem indígena Rana Gabriela Mamaindê que foi retratada na exposição disse durante a participação do lançamento da mostra que estava orgulhosa da exposição. “Precisamos de mais ações como essa que valoriza a cultura indígena. Fico muito feliz em participar da mostra. Parabéns aos organizadores”, disse a jovem.

 Já estudante de sociologia Marcio Guilhermon ressalta que a exposição fotográfica contribui para a promoção do respeito à cultura indígena e também para compreensão de outras realidades.

“A partir das imagens produzidas, buscamos discutir o cotidiano e a cultura indígena. Ao promover a exposição de fotografia pretendemos que os participantes vejam os costumes e a riqueza cultural indígena desenvolvendo assim o respeito e a compreensão de outras realidades”, afirmou Marcio.

A exposição acontece na Fundação Cultural de Vilhena até o dia 16 de agosto e está aberta a visitação de segunda-feira a sexta-feira entre as 8h às 12h. Escolas e faculdades podem agendar visitas guiadas pelo telefone 9-8144-7590.

 Texto e fotos: Assessoria



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

CMEC’inhas São Miguel – FACER e CMEC/RO enaltecem projeto inédito que...

  Projeto voltado à formação de jovens líderes agora lança a sua primeira cooperativa mirim   São Miguel do Guaporé está prestes a fazer história mais uma...

Cirone Deiró anuncia assinatura de ordem de serviço para construção da...

O deputado assegurou aproximadamente R$ 7 milhões, para a execução da obra, com o apoio do governador, Marcos Rocha.   Os primeiros recursos para a construção...

Ezequiel Neiva garante mobília para Central de Regulação das Urgências do...

Unidade está sendo construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.   Ezequiel Neiva confirmou o compromisso com o secretário municipal de Saúde, Wagner...

AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira...

Associação contribui para diagnóstico de planejamento estratégico focado no desenvolvimento infantil Em seu compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, a Associação...