Sexta-feira, 05 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

100 profissionais da Saúde são treinados para prevenção e tratamento de hanseníase

CARRETA FARÁ ATENDIMENTOS GRATUITOS NESTE MÊS NA PREFEITURA

Cerca de 100 profissionais da Saúde em Vilhena foram treinados para prevenção e tratamento de hanseníase no município. A ação acontece dias antes de a Fundação Novartis chegar em Vilhena com uma carreta que oferecerá atendimento gratuito para prevenção e diagnóstico de hanseníase e outras doenças.

Ministrada pela enfermeira Juliana Maria Vicente, do Ambulatório Municipal Jorge Teixeira de Oliveira, a capacitação buscou resgatar conceitos sobre a doença, deixar os profissionais preparados para identificar a doença e estarem atentos.

Até o dia 23, quando a carreta chega, agentes comunitários irão de casa em casa para procurar de possíveis portadores da doença. “O foco é o diagnóstico neste momento. Casos antigos ou pacientes que desejam revisão, devem ir ao Ambulatório Municipal Jorge Teixeira De Oliveira na semana seguinte”, revela Juliana.

A agente comunitária de saúde Janaína Lopes afirmou que a capacitação é importante os profissionais. “Como os agentes estão sempre em contato com a população, poderemos encaminhar os casos que identificarmos para o Ambulatório com mais eficiência”, disse.

ALERTA – A hanseníase é uma doença que causa infecções que afetam a pele e os nervos. Apesar de seus sintomas aumentarem de forma lenta, ela tem cura. Os principais sintomas são formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades do corpo, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, geralmente com alteração da sensibilidade e da secreção de suor, caroços e placas em qualquer local do corpo, além de diminuição da força muscular.

Os especialistas garantem que quanto antes a pessoa descobrir que tem a doença, menor é o sofrimento para o paciente. A transmissão é feita pelo contato da pele, mas os doentes são tratados de graça nos postos de saúde.

DIAGNÓSTICO – Visto que o Brasil é o segundo país com mais casos no mundo, o diagnóstico é importante para que o tratamento comece imediatamente. “Somos capazes de identificar casos de hanseníase através da observação de manchas, mas as pessoas precisam nos procurar ao menor”, disse Leomar Gonçalves, técnico em enfermagem.

CARRETA DA SAÚDE – Nos dias 23 e 24 de agosto a carreta da saúde estará estacionada no pátio da Prefeitura com diversos especialistas em saúde medindo pressão arterial, fazendo testes de glicose, HIV, Hepatite B e C e Sífilis. No local serão vacinados também aqueles que estiverem com seus cartões de vacinas incompletos.

A carreta conta com cinco consultórios e um laboratório que atenderão gratuitamente aqueles que apresentarem cartão SUS e pelo menos um documento pessoal. Esta é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Fundação Novartis, o Programa de Controle da Hanseníase, o Ministério da Saúde e o SUS.

Semcom



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MUDANÇAS CLIMÁTICAS Governo de RO contrata agentes...

Capacitação de brigadistas civis fez parte das ações antecipadas para enfrentamento a estiagem 2025 em Rondônia   A população civil teve a oportunidade de ser treinada...

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Governo de RO Impulsiona estado...

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025 é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)   Rondônia se consolidou como o estado mais competitivo da Região...

Dra. Taíssa comemora o início do bloqueteamento no bumbódromo em Guajará-Mirim

Indicação Parlamentar 9688/24 garante obra que valoriza a cultura e promove dignidade por meio do trabalho dos apenados.     A obra já está sendo executada pela...

Sebrae e Acripar realizam Festival do Tambaqui em Foz do Iguaçu/PR

International Fish Congress – IFC recebe o evento pela quinta vez para promover o pescado rondoniense   Os paranaenses e todos os participantes do IFC, o...

Governo aciona Polícia Federal para investigar fraudes no Seguro-Defeso

Da redação - O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Controladoria-Geral da União (CGU) solicitaram à Polícia Federal a abertura de investigações...



























Pular para a barra de ferramentas