O jornalista Esteban Vera, secretário municipal de Comunicação da prefeitura de Vilhena, visitou a redação do VILHENA NOTÍCIAS para fazer uma análise atual do setor de saúde pública municipal.
De acordo com o secretário, a “gestão Rosani Donadon ficará registrada na história como a principal responsável pela transformação do setor de saúde”.
Ele enumerou os avanços conquistados em 2017, apesar de a prefeita ter herdado um município em completa calamidade e abandono, responsabilidade do gestor anterior. “Foram vários desafios, e o primeiro neste setor foi, de cara, pagar a folha salarial de dezembro de 2016 que não havia sido quitada. Já em janeiro, após um trabalho rigoroso de austeridade, a prefeita pagou esse salário (de dezembro) e pagou, também, a folha de janeiro. Ou seja: foram duas folhas salariais pagas num único mês, o que nunca havia acontecido no município”, salientou.
Outras conquistas concretizadas em 2017 foram a contratação de 103 médicos para atendimento na rede municipal, tendo mais de 2.000 consultas especializadas por mês; aquisição de dois aparelhos completos de ultrassonografia, 50 biombos, 13 eletrocardiógrafos e 50 bombas de infusão. Mais de R$ 2 milhões em investimentos na compra dos equipamentos, que incluem um pacote de R$ 8 milhões aprovados pela Câmara de Vereadores. Além disso, em breve, deve iniciar o funcionamento da UPA.
Esteban Vera destacou, principalmente, os benefícios entregues pela prefeita ao Hospital Regional nesta semana, sendo 200 colchões e 50 camas na unidade de saúde, além de inaugurar o bloco de diagnóstico de Imagem e o Raio X digital. O último aparelho de Raio X está em uso há mais de 13 anos, e foi adquirido pelo ex-prefeito Melki Donadon. “A prefeita Rosani Donadon enfatizou que mais investimentos virão, já que o Bloco de imagem contará, em breve, com outros equipamentos, tais como mamógrafo, tomógrafo e aparelho de ultrassom. Destacamos também o incansável trabalho do secretário Marco Aurélio Vasques. Estes são os resultados de um trabalho voltado ao bem do cidadão, com planejamento e, acima de tudo, com transparência”, explicou o comunicador.
Leia também:
FONTE: Vilhena Notícias