Domingo, 29 de setembro de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 29 de setembro de 2024 - Email: [email protected]


Rio Jaru aumenta quase 2 metros em um dia e preocupa moradores de RO

rio jaruaDevido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o nível do Rio Jaru tem preocupado diversos moradores de Jaru (RO), município a 290 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o nível do rio subiu quase dois metros e ficou a poucos centímetros de atingir a medida de alerta em menos de um dia. Em março de 2016, o rio atingiu a marca histórica de 11 metros, três acima do normal, e foi considerada a maior enchente dos últimos 20 anos.

Ao G1, o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente Roberto Rodrigues Leal, informou na manhã desta terça-feira (14), que o nível do rio diminuiu em comparação a última medição realizada na segunda-feira (13), mas que ainda está perto da cota de alerta.

“Durante a manhã de segunda, o nível do rio estava 5,87 metros e após realizar a medição no final da noite, foi constatado que o nível marcava 7,69 metros, ou seja, uma elevação de 1,82 metros em um único dia. Hoje pela manhã o nível do rio abaixou para 7,60 metros, mas ainda está bem próximo do estado de alerta, considerado em 7,97 metros”, explica o tenente.

O comandante dos bombeiros analisa que embora o nível do Rio Jaru tenha se elevado com grande intensidade no último dia, não deva ocorrer uma grande enchente como aconteceu no ano anterior. “Geralmente as enchentes não costumam se repetir um ano após o outro por conta das condições climáticas que sempre se alteram. Mas como ainda estamos no início do período das chuvas, o recomendável é que todas as pessoas que moram próximo ao rio procurem ir para locais mais seguros”, afirma Roberto Leal.

O coordenador da Defesa Civil no município, Zeferino Rodrigues Santos, relata que pelo fato do nível do rio ter diminuído, ainda não houve casos de residências alagadas. “Visitamos algumas famílias nos últimos dias, mas como o rio ainda não atingiu a marca de alerta, eles não foram solicitados a se retirarem do local. Estamos monitorando todo o leito do rio para tomar as providências e prestar o auxílio necessário aos moradores que forem afetados”, informa.

Rio Mororó
Com as fortes chuvas que caíram durante a madrugada de segunda-feira (13), o Rio Mororó transbordou e chegou a encobrir pontes que dão acesso a bairros, como o Residencial Luzia Abranches, Jardim Cidade Alta e Setor 6, em Jaru.

Moradores próximos ao rio precisaram mudar a rota de tráfego e tiveram que fazer uma volta pela Rua Tapajós, aumentando em dois quilômetros o trajeto até o centro da cidade.

Segundo os Bombeiros, um idoso solicitou auxílio por ter sua casa invadida pela água. Algumas famílias passaram pela mesma situação, porém, não solicitaram ajuda por estarem acostumadas com a situação. Conforme a Defesa Civil, por estar localizado em um local com mais facilidade de vazão da água, o nível do rio abaixou rapidamente e se normalizou.

Enchente 2016
Cerca de 2.500 pessoas foram atingidas com a enchente do Rio Jaru durante o mês de março de 2016. Na época, uma medição da Agência Nacional de Águas (Ana) atestou que o rio atingiu 11 metros de profundidade, sendo três acima da metragem considerada normal.

As bombas da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) que fazem a captação da água no rio ficarem submersas com a cheia e o abastecimento de água no município foi interrompido por quase três dias.

Cerca de 500 famílias precisaram deixar as residências onde morar e se deslocar para casa de parentes ou para os locais cedidos pela Secretaria de Assistência Social para que se abrigassem e guardassem os pertences.

Fonte: G1


Mais notícias sobre cidades de Rondônia

STF decide que municípios têm direito a 25% do ICMS, incluindo...

  A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) informa que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que os estados devem repassar aos municípios...

Municípios têm até 31 de dezembro para executar recursos remanescentes de...

  O prazo final para que os municípios realizem a transposição e transferência dos saldos remanescentes da saúde é 31 de dezembro de 2024. Essa...

Fumaça das queimadas agrava riscos à saúde de fumantes, alerta Semusa

Em meio à poluição intensa, fumantes enfrentam riscos ainda maiores; Prefeitura reforça campanhas contra o tabagismo e cuidados respiratórios Médica Camila Freire, especialista em saúde...

Recadastramento dos servidores públicos efetivos, aposentados e pensionistas de Porto Velho...

  A ausência de regularização pode resultar no bloqueio do pagamento de salários ou benefícios     Recadastramento é obrigatório para todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas Recadastramento...

Com 60,1% em pesquisa, Sinésio José amplia vantagem para prefeitura de Cerejeiras

Mais uma pesquisa realizada no município de Cerejeiras mostra o crescimento de Sinésio José na preferência do eleitorado. A nova amostragem realizada pelo Instituto...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas