Banner

Banner
Banner
Banner

Terça-feira, 21 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Terça-feira, 21 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Vereadores aceitam pedido de cassação por unanimidade

População lota auditório e aplaude início de processo que pode cassar os três vereadores presos preventivamente.

O Processo Legislativo nº 011/2017 de autoria do advogado Caetano Vendimiatti Neto – Presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia trata da denúncia contra os vereadores empossados Ângelo Mariano Donadon Junior (PMDB), Carmozino Alves Moreira (PSDC) e Vanderlei Amauri Graebin (PSC) para declarar a incidência de Perda do Mandato nos termos do inciso I e II do artigo 66 do Regimento Interno, combinado com inciso II do artigo 48 da Lei Orgânica do Município de Vilhena, devendo para tanto ser devidamente julgado por Comissão Processante e ao final seja declarado em plenário nos termos regimentais, cassado o mandato dos vereadores empossados.

Após a leitura na íntegra feita pelo secretário da Mesa Diretora Rafael Maziero (PSDB) foi aberto o espaço para discussão e três vereadores aproveitaram para fazer uso da tribuna.

O vereador Samir Ali (PSDB) disse em tribuna que é essencial que a Câmara se atenha ao processo baseado no regimento interno e as leis, “acredito que a relatoria deverá seguir todos os tramites necessários, de forma transparente, para ao final a decisão acertada seja tomada. E dentro desse embasamento, a Casa de Leis deve seguir também, os anseios do povo”, disse o vereador.

 “É necessário que a imagem desta casa seja limpa e que não passemos mais vergonha. Somos vereadores eleitos pelo povo e escutamos os anseios da população. Se há sujeira debaixo do tapete temos a obrigação de aceitar essa CPI e limpá-la”, asseverou o vereador França Silva (PV).

Rafael Maziero assegurou que neste momento a dignidade da Câmara está em jogo, “precisamos defender a dignidade desta Casa, estamos aqui para isso. Vamos buscar devolver a esperança em nossa população, que está revoltada com a classe política”, afirmou o vereador.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adilson de Oliveira (PSDB) abriu a votação entre os vereadores presentes, que por unanimidade aceitaram a denúncia e a criação de uma CPI para investigar e decidir o futuro dos vereadores detidos.

SORTEIO DOS MEMBROS DA COMISSÃO

A imprensa vilhenense foi convidada para acompanhar o sorteio dentro do plenário, e quatro jornalistas sortearam os nomes dos membros da comissão. O primeiro vereador escolhido foi o vereador Célio Batista, que não estava presente, por estar em tratamento de saúde em outro estado.

Com a ausência do edil é necessário o sorteio de um novo membro, segundo o regimento interno da Câmara, desta vez, o vereador Suchi (PTN), Rafael Maziero (PSDB) e Ronildo Macedo(PV) tiveram seus nomes sorteados por jornalistas.

Ao final da sessão a população presente no auditório aplaudiu a formação da CPI.

Na manhã desta quarta-feira, o trio definirá quais serão suas funções dentro da comissão, entre, presidente, relator e membro.

 

DECOM – Câmara de Vilhena


Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Emenda do deputado Luizinho Goebel garante maquinário e veículo para o...

Recursos na ordem de R$ 1,4 milhão foram destinados por meio de emenda parlamentar.   Entrega da máquina (Foto: Assessoria parlamentar) O deputado Luizinho Goebel (Podemos) esteve...

Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” é sucesso de público ao...

Evento na Fiesp reuniu empresários, investidores e reforçou oportunidades de negócios na capital         O seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos", realizado na manhã desta sexta-feira...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Enchente inutilizou vários pertences de moradores da capital  Por Vladimir Platonov – Enviado Especial da TV Brasil - Porto Alegre Este sábado (18) começou sem...

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia Governo vai chamar mais profissionais...

Emenda da deputada Dra Taíssa contempla equipes de Guajará-Mirim com uniformes e materiais esportivos

Recurso de R$268 mil foi direcionado à Associação Grande Família. No último domingo (19) fortalecendo o esporte em Guajará-Mirim, a deputada estadual Dra Taíssa (Podemos)...























Banner




Pular para a barra de ferramentas