Quarta-feira-10 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Proposta organização da atenção básica à saúde

govOrganizar a atenção básica de saúde como modelo capaz de resolver 85% dos problemas da população é a missão que a Secretaria da Saúde de Rondônia está envolvida com apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Foi com este propósito que durante todo o dia de terça-feira foi realizada oficina de preparação de projeto com o plano de organização da rede de atenção básica, que deverá ser submetido aos prefeitos em encontro programado para fevereiro.

“Chamamos vocês aqui para pensarmos juntos, para a gente explicar aos prefeitos que saúde não é só mamografia, raio-x, nem o técnico do raios-x. Muitos querem fazer transplante, cirurgia. Tem de cuidar do pré-natal, da hipertensão do idoso. Tem de fazer o básico”, disse o governador Confúcio Moura, registrando que o governo de Rondônia, por meio da Sesau, cumpre o papel constitucional de conduzir o processo de organização dos serviços da atenção básica de saúde, em redes articuladas e hierarquizadas, apoiando os prefeitos nesta tarefa.

A Assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista destacou a presença do governador Confúcio Moura, realçando ser fundamental a liderança dos gestores estaduais na planificação da rede de atenção básica.

Documento que circulou entre os participantes apontava o diagnóstico da atenção básica de saúde. É um sistema fragmentado, com coordenação ineficaz; indicadores frágeis, equipes desintegradas, falta de resolutividade, falta de insumos e materiais; e falta de normas e padrões. Reverter este quadro é o desafio do plano que será discutido com gestores municipais, responsáveis por este nível de assistência à saúde, conforme prevê a Constituição.

Governador faz alerta os riscos do SUS

Em defesa do SUS e de sua sustentabilidade, o governador Confúcio Moura lembrou sua importância. “O tratamento de câncer no Brasil é tudo SUS, praticamente. Os transplantes são pelo SUS. UTIs e convênios diversos para serviços complexos são SUS”, registrou.

No entanto, Moura disse que o grande programa nacional tem limite e, se não cuidar, por falta de recursos pode se chegar ao caos, como em Brasília e Rio de Janeiro.

Para o secretário Williames Pimentel, a força de trabalho das regionais de saúde precisa ser melhor utilizada, com uma visão estratégica de que 85% dos problemas de saúde coletiva podem ser resolvidos com o fortalecimento da porta de entrada, da saúde primária, cuidando do pré-natal, da questão do diabetes e da hipertensão, “tudo isso que o governador falou com a experiência de médico, secretário de saúde, na vida pública que ele tem”.

“Os serviços de média e alta complexidades, sob responsabilidade do Estado, são afetados quando a assistência médica na ponta está falhando e, além disso, a crise econômica afeta as receitas estaduais, o que exige melhor gestão dos recursos por parte de todos”, sublinhou o secretário.

Pimentel ainda destacou que o governo Confúcio Moura quer aproveitar este momento de novos prefeitos e secretários da saúde para estar ensinando, aglutinando e agregando forças para que melhorem a assistência, senão o Estado pode criar mil leitos e dois empire states mas não vamos dar conta de UTI, de aviões para remover pacientes, contratar cirurgiões, ortopedistas e outros especialistas.

Fonte: Assessoria

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

  A oficina conectou arte e identidade cultural, promovendo aprendizado, inclusão e protagonismo dos participantes.   No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da...

Deputada Dra. Taíssa anuncia cursos gratuitos em parceria com a Escola...

Formações abrangem orientação vocacional, mercado de trabalho e inteligência financeira.   Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) (Foto: Luis Gustavo I Assessoria Parlamentar) A deputada estadual Dra....

SETEMBRO AMARELO: Campanha sobre saúde mental envolve gestantes em momentos de...

As participantes tiveram acesso a rodas de conversa, apresentação dos programas da Seas, momentos de acolhimento e troca de experiências     Como parte da programação do...

IMUNIZAÇÃO Mais de 1.300 doses foram aplicadas no Dia V...

Durante o Dia V, equipes percorreram áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, assegurando que as doses chegassem a todos os públicos A mobilização do governo de Rondônia,...

PRF prende homem acusado de lesão corporal e estupro de vulnerável em Porto Velho

Um homem de 46 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta terça-feira (9), em uma fazenda localizada às margens da...