Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Secretário de Saúde consegue empenho de um milhão de reais em materiais hospitalares e medicamentos

adde2f78-6835-4366-aa31-3fe70e8af0efNesta sexta-feira, 13, a equipe do NoticiandoRo esteve com o Secretário de Saúde Vasques após receber informações sobra a falta de medicamentos e materiais de uso hospitalar.

Vasques confirmou a falta e materiais e medicamentos, fato que ele já havia alertado poucos dias após sua posse quando disse que se a prefeita quisesse poderia colocar o Hospital Regional em estado de calamidade.

Diante disso o Secretário de Saúde apresentou documentos da penhora de um milhão e trezentos mil reais em medicamentos, insumos e materiais como seringas, luvas, etc, oriundos de uma emenda da Deputada Estadual Rosangela Donadon, porém, após o empenho do valor, as empresas tem ainda 30 dias para envio dos materiais para Sesau e em seguida a Sesau encaminharia para Vilhena.

Mesmo sendo necessário pelo menos 40 dias para chegada de todo material empenhado, Vasques espera suprir as necessidades emergenciais do Hospital nos próximos 10 dias.

Além da falta de material e medicamentos, o Secretário ainda terá que resolver uma situação criada pelo Governo que decretou que todos os funcionários da saúde cedidos com ônus para o Estado, voltem para suas funções ou que os municípios arquem com os custos, para Vilhena seria um acréscimo de mais de 150 mil reais na folha de pagamento.

A prefeita Rosani Donadon já tenta junto com ao Governo um acordo sobre essa situação, pois o município tem necessidade na permanência desses funcionários, mas não pode arcar com os custos.

Mesmo diante das más noticias, algumas coisas podem ser comemoradas, Vasques anunciou que irá renovar os contratos dos médicos que trabalham em caráter emergencial, além da contratação de mais 10 médicos. Para ele é necessário que o Hospital Regional conte com pelo menos 4 médicos durante o dia para não haver mais esperas de mais de 5 horas no atendimento.

Ainda foi anunciado que os pagamentos dos servidores da saúde foi depositado e estará disponível para saque já no próximo sábado, além dos salários, foram depositados também as horas extras referentes ao mês de novembro. Vasques ainda disse que fará todo possível para que o pagamento de janeiro seja depositado no dia 27 deste mês.

Como dito em sua posse, a administração encontrou a saúde em um estado extremamente delicado e será necessário tempo para que tudo seja posto em ordem, mas que o trabalho será realizado para que a população seja atendida com dignidade.

Por Alan Souza

 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Saúde em Primeiro Lugar: Gestão Léo Moraes Resgata Dignidade e Entrega...

A Prefeitura de Porto Velho, sob a liderança do prefeito Léo Moraes, escreve uma nova página na história da saúde pública municipal com a...

Conheça os tipos de violência contra a mulher e denuncie agressores

Denúncias devem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar, Ouvidoria do Ministério Público e pelo número 180 Objetivo da gestão municipal é mobilizar todos os...

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Seguranças das...

O evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias contra crimes e desafios nas regiões de fronteira. O deputado estadual Eyder Brasil (PL), presidente...

Tezzari no Plenário: “Dá pra fazer as coisas públicas serem bem...

  Plenário é um podcast feito em Porto Velho e exibido todo sábado, 9h, no Youtube do Rondoniaovivo e Voz da Terra. Vereador Thiago Tezzari no...

Saúde em Primeiro Lugar: Gestão Léo Moraes Resgata Dignidade e Entrega USF Três Marias Após 13 Anos de Espera

A Prefeitura de Porto Velho, sob a liderança do prefeito Léo Moraes, escreve uma nova página na história da saúde pública municipal com a...



























Pular para a barra de ferramentas