Sábado, 05 de outubro de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 05 de outubro de 2024 - Email: [email protected]


Japonês reduz ajuste do IPTU após pedidos de vereadores

Linha de apoio

Revisão diminuiu incidência do imposto sobre vilhenenses que têm baixa renda

Desde a audiência pública que anunciou a proposta de investimentos na iluminação pública e pavimentação da cidade através de ajustes na arrecadação, o prefeito Eduardo Japonês se reuniu diversas vezes com vereadores e técnicos da área. As reivindicações e análises adicionais surtiram efeito: Japonês anunciou nesta terça-feira que reduziu o ajuste do IPTU.

Após amplo debate com o Legislativo e com a sociedade, todos os dias, o prefeito democraticamente aceitou sugestões e fez alterações em sua proposta de modo que diminuiu o máximo possível o impacto do realinhamento do IPTU, especialmente nos bairros mais necessitados.

REDUÇÕES SIGNIFICATIVAS – O projeto inicial previa uma progressividade de 5 anos na porcentagem cobrada de lotes vazios. O IPTU começaria em 2% do valor venal do terreno em 2019 e chegaria a 15% em 2023. Os vereadores solicitaram e Japonês concordou em reduzir essa progressividade, mantendo o teto em apenas 5%. Uma redução de 66%.

Também foram definidos valores fixos e mais baixos para o valor do metro quadrado, que antes aumentariam a cada ano. Como funciona? Para calcular o valor venal dos imóveis a Prefeitura pretendia usar 50% dos valores do metro quadrado da tabela do Sinduscon (Sindicato da Indústria de Construção Civil) de Rondônia, com progressividade de 75% em 2020 e 100% do valor em 2021.

“Cortamos isso. Esse aumento anual deixou de existir e o critério usado para definir a porcentagem de aplicação da tabela será a qualidade do imóvel. Assim, o projeto é escalonado conforme o poder aquisitivo de seu dono, já que aqueles que têm imóveis de padrão baixo terão uma porcentagem na tabela até 4 vezes menor que aqueles que têm imóveis de padrão alto”, explica Japonês.

Outra redução importante foi a diminuição da alíquota do IPTU predial de 0,5% para 0,4%, favorecendo aqueles que já construíram em seus terrenos e deixaram de especular segurando lotes vazios.

BAIXA RENDA ISENTOS – As medidas de ajuste não afetarão os mais necessitados. Aqueles que têm renda familiar de até 3 salários mínimos, conforme o artigo 6° da lei n° 259, não precisam pagar IPTU. Também são isentos os inválidos, deficientes, idosos com mais de 60 anos, bem como aposentados e pensionistas de algum serviço público.

“Fizemos essas reduções de forma a escutar os anseios da sociedade e de seus representantes, os vereadores. Eles estão nos fiscalizando e aqueles que são nossos aliados nos cobraram intensamente. Devemos respeito a todos e, ao mesmo tempo, queremos oferecer serviços sem prejudicar os menos favorecidos. Acredito que chegamos em um denominador comum para todos”, explica Eduardo Japonês.

ASFALTO À VISTA – Japonês explica que o IPTU será usado diretamente para benefícios à cidade, como o pagamento de contrapartidas para recebimento de verbas federais em 10 projetos de asfalto. Também serão necessários valores para a construção do novo hospital, melhorias para servidores e várias outras obras previstas.

“Isso não é promessa vazia. Meu foco é trazer resultados. Os projetos estão em andamento, mas precisamos de recursos e de apoio daqueles que acreditam que podemos fazer diferente para que os vilhenenses voltem a se orgulhar da cidade que têm”, completa Eduardo Japonês.

Semcom

Legenda

VEREADORES sugeriram alterações e prefeito ouviu: redução significativa



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Governo de RO transforma vidas com captação de órgãos: três pacientes...

Foram doados cinco órgãos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam na fila de espera   Uma captação de órgãos foi realizada no...

Ações desenvolvidas garantem sanidade dos frutos e amêndoas que foram destaques...

Atuação da Idaron garante sanidade dos frutos e amêndoas cultivadas em solo rondoniense, muitas das quais foram reconhecidas e premiadas na 4ª edição do...

Enem: cartilha de redação é divulgada; confira

Prova está marcada para 3 de novembro AGÊNCIA BRASIL Versão em áudio O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira (2),...

Defesa Civil Municipal orienta população em casos de chuvas intensas, ventos...

Em casos de alagamentos, a população pode acionar o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 e (69) 98473-2112 (Defesa Civil)   Para solicitar atendimento imediato a...

Candidato a vereador de São Francisco pede mais fiscalização contra compra de votos no município

Saroba cobra reforço na fiscalização eleitoral após relatos de compra de votos na cidade Candidato a vereador de São Francisco pede mais fiscalização contra compra...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas